Com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), as ilhas de Outeiro e Mosqueiro recebem programações especiais para celebrar a cultura, a diversidade e exercitar a solidariedade. Enquanto Outeiro se prepara para o Croco Summer Solidário, evento que une música, aparelhagem e arrecadação de alimentos, Mosqueiro é palco da 18ª edição da Parada LGBTI+, que este ano destaca o protagonismo de corpos historicamente marginalizados nos debates climáticos e sociais.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde e os direitos da população LGBTQIA+, promovendo um cuidado humanizado e serviços acessíveis para todos, em um ambiente de respeito, inclusão e acolhimento.
Parada LGBTQIA+ movimenta Mosqueiro com cultura e representatividade
No sábado, 27 de julho, véspera do evento em Outeiro, Mosqueiro se transforma em palco de visibilidade, resistência e celebração da diversidade com a 18ª Parada LGBTQIA+. A concentração começa às 14h, no Caramanchão da Praia do Chapéu Virado.
Com o tema “Diversidade que Transforma – o protagonismo das populações historicamente marginalizadas nos debates sobre justiça climática e direitos humanos”, o evento deste ano se conecta ao momento simbólico de Belém, que se prepara para sediar a COP-30. A proposta é ampliar os debates sobre sustentabilidade, justiça social e representatividade.
A parada contará com trios elétricos, apresentações artísticas de Jeff Moraes, Amandha Crystyna – a Trans do Brega, Mc Jheffer, Johan, DJs e performances de drag queens como Kastelly Top Flúor. Campanhas educativas sobre saúde, direitos humanos e respeito à diversidade também farão parte da programação.
Organizada pelo Grupo LGBTI+ de Mosqueiro, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Semcult e outras entidades, a expectativa é reunir mais de 100 mil pessoas na ilha do amor.
Croco Summer Solidário agita Outeiro com a aparelhagem Crocodilo
Já no domingo, 28 de julho, o Pistão da Água Boa, em Outeiro, será o cenário da festa Croco Summer Solidário, com uma programação que destaca a tradicional aparelhagem Crocodilo. Das 18h às 3h, o público poderá curtir as apresentações da aparelhagem Crocodilo, da banda Batidão do Melody e do cantor Vaguinho, em uma celebração que une cultura popular e solidariedade.
A entrada será 1 quilo de alimento não perecível, com ponto de arrecadação na Subprefeitura de Outeiro. O evento faz parte da programação de verão da Prefeitura de Belém, que tem valorizado artistas locais e as tradicionais aparelhagens da cidade.
“A valorização da cultura de aparelhagem e do brega faz parte do nosso compromisso com a identidade popular de Belém. O Croco Summer é uma festa do povo, para o povo, com um propósito social”, destacou a subprefeita de Outeiro, Glenda Amaral.