Entretenimento

Palestra na universidade aborda o papel histórico dos cineclubes nesta quarta

Marco Antônio Moreira é o palestrante principal da noite juntoa  convidados de cineclubes paraenses. FOTO: UCHÔA SILVA/AGÊNCIA BELÉM
Marco Antônio Moreira é o palestrante principal da noite juntoa convidados de cineclubes paraenses. FOTO: UCHÔA SILVA/AGÊNCIA BELÉM

O crítico de cinema e presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), Marco Antonio Moreira, um dos coordenadores do cineclube da ACCPA, encabeça a palestra “O Papel Vital dos Cineclubes na Educação do Público como Cidadãos e Admiradores de Cinema”.

O evento ocorre nesta quarta-feira, 29, às 19h, no auditório do Centro Universitário FIBRA, com entrada franca e certificados emitidos para os presentes. Além do crítico de cinema, participam da conversa convidados especiais ligados aos Cineclubes FIBRA, Telas em Movimento e Cine Periferia.
Os cineclubes desempenham um papel histórico crucial na promoção e difusão da cultura cinematográfica. Originados na França nos anos 1920, esses espaços foram concebidos com a missão de proporcionar uma plataforma para a exibição de filmes diversos, muitas vezes excluídos das programações dos cinemas comerciais.
Um dos grandes objetivos dos cineclubes é também formar audiências, permitindo que o público aprecie a importância e o significado do cinema para além de uma simples forma de entretenimento.
A palestra “O Papel Vital dos Cineclubes” tem como propósito destacar o conceito cineclubista, utilizando exemplos de cineclubes estabelecidos em Belém e outras cidades. Além disso, serão abordadas questões relativas à formação cidadã que pode ser fomentada pelo cinema, visto como um elemento crucial para a sociedade contemporânea.