Entretenimento

Paixão em Canudos mantém a tradição há mais de 40 anos

Expectativa é que espetáculo da Paróquia de Queluz receba 10 mil pessoas FOTO: WAGNER ALMEIDA
Expectativa é que espetáculo da Paróquia de Queluz receba 10 mil pessoas FOTO: WAGNER ALMEIDA

Da Redação

Outra encenação da Paixão de Cristo que ganha as ruas de Belém de forma bastante tradicional é a da Igreja de Queluz, no bairro de Canudos. Nesta Sexta-feira Santa, às 18h30, a encenação será realizada pelo 41º ano, pelo grupo de teatro Aldeato, com a ajuda da comunidade do bairro e usando como inspiração o tema da Campanha da Fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB este ano – Fraternidade e Amizade Social. Com isso, o espetáculo propõe rever a história dos últimos dias de Cristo, sua morte e ressurreição sob a luz do papel das mulheres na busca pela amizade e justiça social.

São cerca de 100 pessoas no elenco, mais setenta na equipe de apoio. A estimativa dos realizadores é de que em torno de 5 a 10 mil pessoas assistam à Paixão em Canudos.

Com duração de cerca de 45 minutos, as primeiras cenas vão desde a entrada de Jesus em Jerusalém até a condenação por Pilatos, e acontecem na quadra da Paróquia de São José de Queluz. Em seguida, a encenação vai para a rua, percorrendo cinco quarteirões, onde acontecem as cenas da Via Crucis, que duram cerca de uma hora e meia. Na rua Dr. Américo Santa Rosa, acontecem as cenas da morte e ressurreição, com os 45 minutos finais. Todo o espetáculo contará com tradução em Libras. A direção geral é de Aluízio Freitas.

NA RUA

Paixão de Cristo em Canudos

Quando: Hoje, Sexta-feira Santa, a partir das 18h30

Onde: Início na Paróquia de São José de Queluz (Av. Cipriano Santos, 311 – Canudos) e percurso pelas ruas do bairro

Quanto: Gratuito.