Entretenimento

OSTP apresenta concerto dos 200 anos da Independência

Foto: Legenda
Foto: Legenda

Com um repertório brasileiro, contemplando grandes compositores nacionais, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta terça-feira (06), às 20h, no Theatro da Paz, um concerto alusivo e comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Para o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, a data é muito marcante e importante e nada melhor do que comemorar com música. “Como músicos que somos, estamos dando a nossa contribuição já que a nossa Orquestra é esse bastião cultural. Escolhemos a música Brasileira de compositores brasileiros e neste caso dois nomes não poderiam faltar, Carlos Gomes e Villa-Lobos com suas músicas mais representativas”, explicou o maestro.

O repertório é recheado de melodias que remetem à brasilidade e entraram no imaginário popular brasileiro, como ‘Trenzinho do caipira’ de Villa-Lobos, uma peça que quase existe por si só, mas é a Bachianas brasileiras n° 2, uma peça que a melodia é conhecidíssima e se reporta ao Brasil rural, a um trem caipira.

“Quando interpreto essa obra fico atento para não tomar um andamento muito rápido, porque se trata realmente de um trenzinho, uma Maria Fumaça e não um trem moderno, elétrico e rápido. Essa melodia é reconhecida por qualquer brasileiro”, completou o maestro.

O concerto abre com Carlos Gomes, com a ‘Protofonia da Ópera Il Guarany’, uma peça que já foi descrita como o hino nacional extraoficial do Brasil de tão conhecida. Todas as melodias dela são famosas, mas a melodia inicial é muito próxima dos brasileiros, hora pela abertura do programa A Voz do Brasil, hora pelos paraenses por ser a vinheta de abertura de todos os espetáculos do Theatro da Paz. A peça é muito importante porque retrata os povos nativos do Brasil, principalmente os Guaranís e os Aimorés.

Além disso, teremos César Guerra-Peixe com a sua célebre ‘Mourão’, uma peça muito conhecida e segundo o maestro Miguel, muito divertida de tocar. No repertório teremos também Lorenzo Fernandes com ‘Batuque’, além de uma obra contemporânea de Fernando Morais, um compositor de Brasília que escreveu ‘Mulher Rendeira Tema e Variações’, uma peça baseada em uma melodia popular brasileira, apresentando mais uma vez o Brasil com o seu povo, seu folclore.

E no final do concerto, uma surpresa. O compositor Louis Moreau Gottschalk é norte-americano do século XIX, com influências e descendência francesa, alemã, considerado o Chopim de sua época. Ele era um pianista muito famoso, tocava em todo o mundo e o interessante é que ele tinha uma forte ligação com o Brasil do século XIX, e com a família real brasileira.

Ele escreveu mais de uma obra dedicada ao Brasil e aos brasileiros e compôs uma peça para piano, para que ele mesmo tocasse, já que era pianista chamada ‘Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro’, uma série de variações para Piano Solo, mas que possui uma versão para piano e acompanhamento de orquestra, que a OSTP vai executar com o solo da maravilhosa Ana Maria Adade.

Apesar de não ser brasileiro, a presença de Louis é mais do que justificada e será o ponto alto do programa, onde o público com toda certeza vai se emocionar, por apresentar o hino nacional com várias roupagens diferentes ao som da orquestra e da pianista em momentos de grande virtuosidade.

Maestro Miguel ainda complementa que “Louis amava o Brasil e se dedicava ao Brasil, tocando aqui várias vezes, estava nos torneios e uma coisa curiosa do destino é que ele acabou morrendo no Brasil. Ele estava em turnê no Rio de Janeiro, passou mal, adoeceu e veio a falecer no país que ele tanto amava. Foi sepultado com grande honra no cemitério de São João Batista e só depois seus restos mortais foram transferidos para um cemitério em Nova Iorque”, finalizou.

 

Programa

CARLOS GOMES (1836 – 1896)

Protofonia da Ópera Il Guarany

 

OSCAR LORENZO FERNANDEZ (1897 – 1948)

Batuque

 

LOUIS MOREAU GOTTSCHALK (1829 – 1869)

Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro

 

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914 – 11993)

Mourão

 

FERNANDO MORAIS (1946)

Mulher rendeira Tema e variações

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959)

Trenzinho Caipira

 

Serviço:

Concerto alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil 

Data: 06 de setembro, às 20h

Local: Theatro da Paz

Os ingressos estarão disponíveis para retirada no dia do concerto, a partir das 9h, na bilheteria digital e na bilheteria do Theatro da Paz partir das 18h. Ingressos gratuitos (2 ingressos por CPF).