Entretenimento

Orquestra Jovem Sesc se apresenta com o norte-americano Shawn Smith

Shawn Smith também ministrou workshop para músicos paraenses durante sua passagem por Belém, cuja agenda encerra com o evento desta noite. FOTO: divulgação
Shawn Smith também ministrou workshop para músicos paraenses durante sua passagem por Belém, cuja agenda encerra com o evento desta noite. FOTO: divulgação

Aline Rodrigues/Diário do Pará

Sob a regência do maestro americano Shawn Smith, a Orquestra Jovem Sesc Pará se apresenta hoje, 22, às 20h, no Theatro da Paz, tendo no repertório obras de Verdi, Dvorak, Grieg e Bizet. A entrada para o concerto é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na bilheteria do teatro.

“Eu tive o prazer de ter o maestro Moraes como aluno de regência há dez anos, nos conhecemos e ficamos amigos. Eu estava vendo o que ele está fazendo aqui no Brasil com regência, vi que estava regendo a Orquestra Sesc, e fui ver alguns vídeos da orquestra. Fiquei muito feliz vendo o sucesso que ele está tendo aqui, fiquei bem impressionado”, conta Shawn Smith, sobre o interesse em vir reger a Orquestra do Sesc, que é coordenada pelo maestro Rodrigo Moraes.

“Para o concerto, como maestro, sempre quero ligar os músicos comigo, para ter uma experiência boa de música, emocionante, que todos nós vamos lembrar para sempre”, comentou o maestro convidado.

Smith atua como professor de Regência e Diretor de Bandas na Escola de Música da Universidade Brigham Young. No começo da semana, ele ministrou um workshop de regência no Sesc Casa da Música.

Antes o maestro passou 16 anos como diretor de Bandas na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, e Texas A&M-Corpus Christi. O norte-americano é doutor em Artes Musicais em Regência Instrumental pela Arizona State University, e mestre em Música e bacharel em Educação Musical pela Louisiana State University e Boise State University, respectivamente.

Como regente, ele já atuou junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda Sinfónica de la Província de Córdoba (Argentina), e à Orquestra de Sopros do Médio Tejo (Portugal). Também regeu orquestras para “As Bodas de Fígaro” e uma temporada de seis semanas de “Les Misérables”.

“A maior carga na universidade, como maestro, é para dar aula e fazer masterclass de Regência. Acho que há muito para aprender da música, sobre si próprio e por isso que gosto de ser professor de Regência, para me conectar com outras pessoas e para sentir a música”, diz ele.

Para Renata Gonçalves Saraiva, estudante do curso de bacharelado em Regência do Instituto Carlos Gomes, participar do workshop com o maestro foi uma oportunidade única que vai acrescentar muito no seu currículo profissional. “Achei muito importante ter esse contato, ele tem uma carga positiva de experiências com os músicos, com várias orquestras, bandas nacionais e internacionais. Então, isso vai acrescentar para minha formação acadêmica e também profissional para quando eu atuar e tiver a minha própria orquestra”, projeta Renata.

Ela destaca ainda que a oportunidade de ter aula com o maestro americano foi única e rara por aqui. “Maravilhoso, fiquei super feliz, porque a gente não tem muito essa oportunidade em Belém. Então, achei importante me inscrever”, conta Renata.

PROGRAMA

Para seu retorno a Belém, Shawn Smith escolheu um repertório de compositores do período romântico, que ele aprecia e queria fazer com a Orquestra Jovem Sesc. O concerto da noite terá a Abertura da ópera “Nabucco”, de Verdi; a Suíte de “American”, de Dvorak; a suíte “Peer Gynt Nº1”, de Grieg; e a Suíte Nº 1 da ópera “Carmen”, de Bizet.

“Voltar a Belém, para mim, é muito especial. Faz seis anos que não venho, fiquei muito feliz em voltar, tenho muito amigos aqui, Rodrigo e outros que espero ver no concerto”, diz o maestro, sobre o momento que dividirá com a orquestra paraense.

E a orquestra é mesmo bem jovem, não só pela idade dos seus integrantes. O grupo foi criado em 2019, após um processo seletivo para a escolha dos músicos, sob coordenação de Rodrigo Moraes. Desde então, eles acumulam uma movimentada agenda de apresentações, entre elas, no Theatro da Paz. Outro destaque foi a participação, em janeiro de 2020, no 10º Festival Internacional Sesc de Música do Rio Grande do Sul.

APROVEITE
Concerto da Orquestra Jovem Sesc Pará com maestro Shaw Smith
Quando: Hoje, às 20h.
Onde: Theatro da Paz (Praça da República – Campina)
Quanto: Entrada franca, com ingressos retirados antecipadamente na bilheteria do teatro.