Entretenimento

Oppenheimer ganha 7 estatuetas do Oscar

Oppenheimer ganha 7 estatuetas do Oscar

UOL e Folhapress

Aconteceu ontem em Los Angeles a 96ª edição do Oscar, o prêmio mais importante do cinema nos Estados Unidos. Com sete estatuetas, “Oppenheimer” foi o maior vencedor da noite. O filme foi premiado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.

“Assassinos da Lua das Flores” concorria a dez categorias, e não venceu nenhuma. Com oito indicações, “Barbie” levou apenas um prêmio para casa. “What Was I Made For?”, música de Billie Eilish e Finneas para o filme, venceu o Oscar de Melhor Canção Original.
Emma Stone foi quem levou o Oscar para casa na noite deste domingo, 10. A favorita era Lily Gladstone pela sua performance em “Assassinos da Lua das Flores”.
Gladstone foi a primeira indígena americana a concorrer na categoria e, se tivesse ganho, se tornaria a primeira indígena a vencer um Oscar.

Mas a performance de Stone em “Pobres Criaturas” foi superior, segundo a Academia. No filme de Yorgos Lanthimos, a atriz vive Bella Baxter, uma mulher frankenstein criada pelo cientista de Willem Dafoe. Ele encontra uma mulher grávida que comete suicídio e decide transplantar o cérebro do bebê para o corpo da moça.
Em sua jornada para descobrir o mundo e ganhar autonomia, Bella enfrenta a cartilha social endereçada às mulheres.

Confira outros vencedores: Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”; Melhor Animação: O Menino e a Garça; Melhor Roteiro Original: Anatomia de uma Queda; Melhor Roteiro Adaptado: Ficção Americana; Melhor Filme Internacional: Zona de Interesse (Reino Unido); Melhores Efeitos Visuais: Godzilla Minus One; Melhor Documentário de Longa-Metragem: 20 Dias em Mariupol.