É HOJE O DIA!

O Pará no fluxo da Grande Rio; escola seleciona sambas em grande noite

O evento contará com uma comitiva da escola de samba carioca Grande Rio

A Grande Rio vai levar o Pará à Sapucaí em 2025
A Grande Rio vai levar o Pará à Sapucaí em 2025

O Parque Urbano Belém Porto Futuro será o palco neste sábado, 7, a partir das 18h30, do Festival de Samba-Enredo da Grande Rio – Seletiva Pará. Na disputa, estão nove sambas-enredos, indicados pelas nove escolas que compõe o Grupo Especial do Carnaval de Belém. O evento tem entrada gratuita e contará com a participação da atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da escola de samba carioca, e do muso da agremiação, David Brazil.

“Cada escola do Grupo Especial reuniu o seu corpo de compositores e vão apresentar sambas no sábado. Dois desses sambas vão disputar as finais lá no Rio de Janeiro”, falou Fernando Guga, presidente das Escolas de Samba Associadas (ESA) de Belém, que reúne as agremiações do Grupo Especial.

O evento contará com uma comitiva da escola de samba carioca Grande Rio, que este ano irá homenagear na avenida o Pará, com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”.

“A expectativa é a melhor possível, não poderia ser diferente. A Grande Rio veio com uma comitiva com 18 pessoas, que inclui o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, mestre de bateria, diretor de Carnaval, pesquisador, carnavalesco, presidente, Paolla Oliveira e o David Brazil. É uma comitiva grande, que vai ter uma agenda intensa até sábado”, falou Guga.

O festival começa com a apresentação do Samb’axé, às 18h30, seguido de Pagode das Meninas, às 19h30, e a partir das 21h, acontece a abertura oficial do festival, seguida da apresentação dos sambas-enredos que estão na disputa. A ordem de apresentação foi definida durante sorteio realizado na última quinta-feira, 5, no Teatro Gasômetro, com a presença de Milton Perácio, presidente da Grande Rio, Thiago Monteiro, diretor de Carnaval, e Gabriel Haddad e Leonardo Bora, carnavalescos da escola carioca, além de Fernando Guga Gomes, representando a ESA, e da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. A ordem estabelecida para este sábado foi: Acadêmicos da Pedreira, Bole-Bole, Piratas da Batucada, Quem São Eles, Boêmios da Vila Famosa, Deixa Falar, Rancho Não Posso Me Amofiná, Mocidade Olariense e Embaixada Império Pedreirense.

Depois de estrear no carnaval carioca como parte do desfile da Paraíso do Tuiuti, em 2023, que homenageou o Marajó, Mestre Damasceno agora é um dos compositores concorrentes na seletiva paraense, com o samba-enredo apresentado pela Deixa Falar. Ele está na expectativa para a apresentação deste sábado. “Me sinto muito feliz até por participar desse concurso de samba. Estamos muito felizes, tanto eu como os outros compositores. Mais feliz, a gente fica se Deus ajudar que um de nós seja vencedor. Isso é bom para qualquer um de nós, para o Pará, para o Brasil, e saber que estamos participando do concurso do Rio de Janeiro”, falou mestre Damasceno.

Os compositores que fizeram os sambas que serão defendidos hoje são: Herivelto (Vetinho), Felipe Silva e Danilo Vetinho, pelo Bole Bole; Thiago Lobato, Carlos Pinto e Chico da Embaixada, pelo Império Pedreirense; Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes, pela Deixa Falar; Ziza Padilha e Dudu Neves, pelo Acadêmicos de Samba da Pedreira; Geraldo Monteiro, Luizinho Moura, Guilherme Guerreiro Neto e Wander Nunes, pelo Quem São Eles; Rogério Sena, Silva Jr, Alessandro Jacaré e Fábio Moreno, pela Mocidade Olariense; André Alho, Berna Lameira, Adriana Martins e Lukas Lima, pela Boêmios de Vila Formosa; Cesar Costa, Luiz La, Nando, Bilão, Fleury Dantas e Darley Darlen, pelo Rancho; e Dayse Puget, Júnior Muniz, César Gançalves, Rebêlo Júnior e Washignton Nunes, pelos Piratas da Batucada.

Após a apresentação dos sambas-enredos, às 23h, acontece a apresentação do Grupo Fé no Batuque e, à meia-noite, está prevista a divulgação dos dois sambas-enredos vencedores da disputa, que irão participar da seleção no Rio de Janeiro.