DO PARÁ PARA O MUNDO

Normando leva Amazônia à semana de ação climática em Londres

Normando está entre marcas na programação do London Climate Action Week

Normando está entre marcas na programação do London Climate Action Week
Normando está entre marcas na programação do London Climate Action Week

A marca Normando está participando de uma exposição sobre moda sustentável em Londres como parte da programação do London Climate Action Week, que iniciou no último sábado, 21, e segue até domingo, 29. Chamada de “(re)Weaving Amazonia”, a mostra pretende refletir sobre as maneiras que a moda pode honrar, regenerar e valorizar as matérias-primas extraídas da floresta.

Eles participam da mostra com cinco peças: a Bolsa Pirarucu, feita em madeira e apresentada no desfile “Vândalos do Apocalipse”; a Jaqueta de Látex Amazônico, criação com muito da essência da Normando; o top de madeira Mapa do Brasil, com saia de juta e malva da Castanhal Têxtil – ele foi usado pela modelo Emilly Nunes no “Baile da Vogue”; e o vestido Campos Queimados, da última coleção desfilada na São Paulo Fashion Week, a “Chove nos Campos de Cachoeira”, homenagem ao autor marajoara Dalcídio Jurandir.

Fruto da iniciativa Brazil Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), o projeto em Londres tem curadoria de Lilian Pacce e Marília Biasi, que também assina o styling das imagens oficiais da exposição. “A curadora do projeto nos convidou e trouxe seus desejos, então indicamos o que achávamos que se relacionava com o tema ‘sustentabilidade e Amazônia’, o que poderia ser interessante para a exposição”, conta o estilista Marco Normando, que dá nome à marca e é seu co-criador junto ao artista visual e publicitário paraense Emídio Contente.

Mais de 30 designers e coletivos criativos brasileiros participam da mostra “(re)Weaving Amazonia”. Entre eles estão nomes consagrados como Alexandre Herchcovitch, Flavia Aranha, Fernando Jorge e Lino Villaventura, além de projetos sociais e ambientais como a paraense DaTribu, a Casa do Rio & Cris Barros e Sateré Mawé & FIT. O público poderá conferir de perto peças criadas com matérias-primas amazônicas como látex, fibras naturais e bio-couro de cacau.

“É um marco muito grande expor nossas peças para pessoas tão influentes e importantes. Na abertura, estiveram presentes o presidente da COP30 Andrea Corrêa do Lago e Beatriz, sua esposa, que ficaram apaixonados pelas nossas criações. A ministra Sônia Guajajara, de quem sempre fui fã, a ministra do Clima da Inglaterra e embaixadores da Inglaterra, todos teceram elogios ao nosso trabalho e isso é muito gratificante”, celebra Marco.

O estilista acrescenta que sempre busca conversar com todas essas forças políticas. “Se quisermos viver em um mundo com menos desigualdades e mais preocupado com o meio ambiente precisamos agir. Tive trocas muito importantes, falei muito de Belém e estão todos ansiosos pela COP30”.

Exposição e Impacto

A exposição fica aberta ao público até o último dia do evento, no LCAW King’s Cross Hub. Na programação haverá também uma série de palestras, workshops e mesas redondas sobre biodiversidade e práticas regenerativas. Marco Normando e Emídio Contente participaram hoje, 26, de uma mesa de conversa com a escritora inglesa Carry Somers, do Fashion Revolution, com abertura da ministra Sônia Guajajara.

Normando, do Pará, leva moda com propósito à vitrine internacional da sustentabilidade
Normando, do Pará, leva moda com propósito à vitrine internacional da sustentabilidade

“Nossas expectativas sempre são de olharem para o Norte do Brasil com a notoriedade que o Norte, Amazônia e o Pará deveriam ter desde sempre. Meu trabalho aqui é ser um mediador para que outros criadores possam ser fomentados e que possam ver a potência que temos em mãos”, declara Marco.

Sucesso e Expansão da Marca

A Normando é uma marca brasileira, com origem na Amazônia. “Estamos com um plano de expansão da marca”, diz Marco, destacando que a marca começou com uma coleção pequena, mas que gerou um “boom” imediato. “Ganhamos seguidores notórios, que não conhecíamos antes e que se tornaram parceiros, amigos, clientes e apoiadores da marca. Hoje, temos nossa loja física no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e temos feito produções que temos muito orgulho, especialmente com matérias-primas e processos sustentáveis e tecnológicos”, contou ele.