“Noites de Lambada” é a festa que promete eletrizar a noite paraense nesta sexta-feira, 3, na Casa Apoena, em Belém. A programação começa às 21h, com a anfitriã da programação, a banda Lambada Social Club. A banda recebe ainda a cantora Sandrinha Eletrizante, além da discotecagem da DJ Gabi Matos.
“Noites de Lambada” é uma festa recorrente da Casa Apoena, que normalmente ocorre aos domingos. Mas a ideia de realizá-la na primeira sexta-feira de 2005 é que a festa abra o ano com uma noite especial. Assim como explica o gerente do local, Raul Bentes. “Transferimos a festa para sexta, para o primeiro dia de 2025, para abrir o ano com muita música e cultura paraense. Chamamos uma convidada especial, além da banda Lambada Social Club, anfitriã da festa. A Sandrinha Eletrizante, como o próprio nome já diz, faz um show muito energético e pra cima. Ela tem um astral bem legal, tocando clássicos do brega e do tecnobrega”, adianta.
DJ Gabi Matos participa com set de música paraense e amazônica
Dessa forma, a noite começa com discotecagem, a partir de 20h, com Gabi Matos. A DJ é paraense, porém atualmente reside em Goiânia. Ela passeia pela história da música paraense tradicional até o pop feito na Amazônia. “É um mix de ritmos que a galera adora e dança muito”, descreve Raul Bentes.
Ainda segundo ele, o grupo Lambada Social Club tem no repertório os hits que influenciaram a nossa música. “São cumbias, merengues e tudo que se juntou aqui, vindo do Caribe até chegar, claro, na lambada e no brega saudade. A expectativa é começar o ano com pé direito, com muito astral e gente dançando no salão”, completa o gerente.
Lambada Social Club é coletivo instrumental autoral
Formada em 2023, a Lambada Social Club é um coletivo de músicos de Belém, que tem como proposta levar a música instrumental amazônica autoral – a lambada e guitarrada -, assim como os clássicos da região, através de ocupações de espaços públicos urbanos, com apresentações musicais de forma democrática e livre.
Ele surgiu com a ideia de ser uma banda autoral de lambada, assim como suas influências e derivações, diz Mariano Júnior, que toca bateria e faz vocal. “Então, temos o cuidado de colocar no repertório tudo aquilo que chegou até nós lá atrás. Como por exemplo, zouk, merengue e cumbia. Até aquilo que nós construímos através disso, como a guitarrada, o brega e também a própria lambada, que se tornou um gênero musical ao longo desse processo. Em ‘Noites de Lambada’, o público pode curtir todo esse caldeirão rítmico que gira em torno da lambada”, define Mariano Júnior.
Lambada é ritmo genuinamente paraense, diz músico.
O artista reflete sobre a contribuição da banda para a cultura paraense. “A lambada é um gênero musical que surgiu aqui no Pará. Por isso é um gênero nosso, que carrega, através da música, décadas e décadas de história, que reflete exatamente aquilo que nós somos enquanto povo. E isso tem um peso muito grande na nossa cultura. Então, sentimos que a Lambada Social Club tem essa missão de, através da nossa musicalidade, contar um pouco dessa história e, por que não, contribuir um pouco para manter esse cenário musical que tem tanta força”.
Além de Mariano Júnior, o grupo é formado pelos músicos Negron (teclado e voz), Paulo Camelo (baixo), Eduardo Barbosa (guitarra) e Dinei Teixeira (percussão).
Aproveite
Noites de Lambada
Atrações: Lambada Social Club, Sandrinha Eletrizante e DJ Gabi Matos.
Quando: 03/01 (sexta-feira), às 21h;
Onde: Casa Apoena – Rua São Boaventura, 171. Cidade Velha, Belém- PA.
Quanto: R$25