FESTIVAL

'Na Rua' leva cultura urbana a Canaã dos Carajás e Parauapebas

Evento marca inauguração do Museu Na Rua e oferece programação gratuita com grafite, hip hop, breakdance, BMX, cinema e shows.

 Orquestra Aerofônica
Orquestra Aerofônica

O Festival Na Rua, considerado o maior evento multilinguagens do Sul e Sudeste do Pará, chega ao interior do estado para celebrar a cultura urbana e valorizar artistas locais. Organizado pela produtora Sapo de Vidro — responsável pela gestão do Circuito Mangueirosa em Belém —, o festival terá edições em Canaã dos Carajás, no dia 27 de setembro, e em Parauapebas, no dia 3 de outubro, sempre das 17h à meia-noite.

Com programação gratuita, o evento reúne batalhas de rima, apresentações de breakdance, o disputado Game of BMX/SKATE com premiação, sessões do CineNaRua, mural fotográfico, grafite ao vivo, além de feira criativa e gastronômica. A iniciativa também marca a inauguração do Museu Na Rua de Artes Visuais, com oito totens e exposições de artistas selecionados em chamada pública.

Além de fomentar a cena cultural, o festival aposta na sustentabilidade e busca ser o primeiro evento do sul e sudeste do Pará a conquistar certificação internacional de lixo zero.

“Levar cultura gratuita e experiências de cidadania para o interior é fundamental, especialmente em uma região que historicamente recebe pouco incentivo. O Festival Na Rua trabalha sustentabilidade em quatro eixos: social, econômico, cultural e ambiental”, explica Mariana Farnesi, da organização.

As atrações musicais também prometem agitar o público. Em Canaã dos Carajás, a Banda Xeiro Verde encerra a programação, que inclui Orquestra Aerofônica, MC Super Shock, Bruna BG e Moraes MV. Já em Parauapebas, o destaque será a tradicional aparelhagem Príncipe Negro, além de shows de Thaís Badu, Matemba e Nega Isa & MC Íra.

Para a artista visual Vanessa Soares, selecionada para participar da criação dos totens grafitados, o evento representa uma oportunidade única:

“Crescer artisticamente na Amazônia é estar em constante diálogo com a natureza e os saberes ancestrais. O grafite democratiza o acesso à arte e fortalece a identidade das comunidades. Espero que minha participação inspire outros jovens a acreditarem no seu potencial criativo.”

O evento conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae e realização da Sapo de Vidro Produções, Casa Viva Amazônia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço – Festival Na Rua

📍 27 de setembro – Canaã dos Carajás (PA)
Local: Praça da Bíblia (Av. Rio Branco, S/N, Bairro Novo Horizonte)
🕔 Das 17h à meia-noite
🎟 Entrada gratuita

📍 03 de outubro – Parauapebas (PA)
Local: Praça dos Esportes Radicais (R. Treze, 56, Bairro Cidade Nova)
🕔 Das 17h à meia-noite
🎟 Entrada gratuita