EVENTO

Museu Goeldi na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.

Para submissão de uma proposta de projeto ao PCI do Museu Goeldi, o candidato precisa ter o aceite de um supervisor, que precisa ser servidor da área onde a bolsa será vinculada no Museu Goeldi. Foto: Divulgação
Para submissão de uma proposta de projeto ao PCI do Museu Goeldi, o candidato precisa ter o aceite de um supervisor, que precisa ser servidor da área onde a bolsa será vinculada no Museu Goeldi. Foto: Divulgação

O Museu Paraense Emílio Goeldi, comprometido desde sua fundação em compartilhar conhecimentos sobre a Amazônia, participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o Brasil de 14 a 20 de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No entanto, as atividades do Museu Goeldi vão além dessa semana, estendendo-se até dezembro.

Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, a SNCT busca valorizar a biodiversidade dos biomas brasileiros e os saberes das comunidades que neles habitam, além de promover soluções sustentáveis.

Dentre as atividades do Museu Goeldi, destacam-se a 13ª Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã, o projeto Museu de Portas Abertas (MPA), três oficinas educativas do Clube do Pesquisador Mirim e uma nova parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) no projeto “Cartas para um Cientista”, que visa a popularização da ciência na Amazônia.

O projeto “Cartas para um Cientista”, coordenado pela professora Milene Ferreira da UEPA, busca estimular a leitura e a escrita, além de promover a difusão científica. Durante a SNCT, duas visitas ao Museu Goeldi estão programadas: a primeira, em 16 de outubro, com 35 alunos de 12 a 14 anos da EMEF Gabriel Lage da Silva, guiada pela cientista Ana Paula Linhares; a segunda, em 18 de outubro, com cerca de 25 crianças de 6 anos da escola UEI Elcione Zahluth Barbalho.

Ana Paula enfatiza a importância dessas visitas para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre pesquisas na Amazônia e fortalecer a conexão entre instituições de ensino e pesquisa. “Essa parceria contribui para o avanço da ciência, especialmente no que diz respeito à biodiversidade amazônica”, afirma.

Olimpíadas de Caxiuanã
Na Estação Científica Ferreira Penna, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, será realizada a 13ª edição das Olimpíadas de Ciências, de 9 a 12 de novembro. Este evento, voltado para escolas rurais das comunidades locais, inclui oficinas educativas, programas culturais, atividades esportivas e atendimento de saúde, reunindo mais de 250 participantes.

Museu de Portas Abertas
O MPA, um programa institucional do Museu Goeldi, mobiliza as duas bases da instituição em Belém e envolve cerca de 2.300 pessoas em atividades de iniciação à difusão científica. Com o apoio de diversas áreas do Museu, o MPA ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, com programação no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa.

Oficinas Amazônia Paleoambiental
Propostas pelo Clube do Pesquisador Mirim, as oficinas educativas têm foco no público jovem e serão realizadas no Centro de Exposições Eduardo Galvão. As atividades incluem a confecção de marcadores de livro e modelagem de fósseis, promovendo aprendizado lúdico sobre a paleontologia.

Sobre a SNCT
Criada em 2004, a SNCT visa destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e melhorar a educação científica no Brasil, contando com a participação de governos e instituições de ensino em todo o país. Acesse a programação completa da 21ª SNCT para mais detalhes.