Entretenimento

MUFPA recebe o segundo volume da mostra “Modernos Contemporâneos”

“100 dreAms”, do artista Claudio Matsuno está entre as obras em exposição no Museu da UFPa FOTO: reprodução/obra
“100 dreAms”, do artista Claudio Matsuno está entre as obras em exposição no Museu da UFPa FOTO: reprodução/obra

Wal Sarges/Diário do Pará

Abre nesta quarta-feira, 10, às 19h, a exposição “Modernos Contemporâneos – vol. 2”, no Museu da UFPa. Esta é a nova etapa do projeto que envolve os acervos deste e do Museu da Universidade da Amazônia (Unama).

Serão exibidos trabalhos de 41 artistas, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos, livros de artista e instalações, privilegiando questões em torno da paisagem em suas mais diversas representações.

Integram a mostra um expressivo time de artistas que representam diferentes gerações. Do acervo da Unama, estão Elaine Arruda, Melissa Barbery, Alberto Bitar, Marcone Moreira e Danielle Fonseca, entre outros. Do Museu da UFPa, estão Paula Sampaio, Ronaldo Moraes Rego, Paolo Ricci, Fernando Lindote, Elza Lima, David Manzur, entre outros.

Obra “As Cidades”, de Tadeu_Lobato. Acrilica sobre tela (1999). FOTO: REPRODUÇÃO
VOLUME 2

A mostra representa a nova etapa da pesquisa do grupo “Arte, Imagem e Cultura”, coordenado pelos professores Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura. A equipe curatorial é composta ainda por Vera Pimentel, Susanne Pinheiro, Yasmin Gomes e Luiz Fernando Veiga, pós-graduandos, pesquisadores e egressos da Unama.

Jorge Eiró comenta a diferença entre a primeira exposição realizada pelo grupo de pesquisa e este segundo volume. “Enquanto na edição do vol. 1, realizada na Galeria de Arte Graça Landeira da Unama, no ano passado, procurou-se dar ênfase a obras em que a figura humana – em suas distintas representações ou vestígios – era protagonista (‘humanscapes’, como sugerimos), neste vol. 2 adota-se como exercício curatorial o tema da paisagem (‘landscapes’), um gênero caro para a história da arte”, compara o curador/coordenador.

Obra da série “Incisões” (2008), de Elaine Arruda. FOTO: REPRODUÇÃO
PAISAGEM

Nesta etapa, a mostra aponta outro olhar do conceito de paisagem, aborda Jorge Eiró. “No entanto, para além do clássico entendimento de paisagem enquanto gênero artístico, amplamente explorado pela pintura ao longo dos séculos, a partir de uma perspectiva contemporânea, a curadoria propõe-se a expandir o conceito de paisagem desdobrando-a em uma especulação ampliada sobre a questão do espaço nas diversas e híbridas expressões presentes nesses acervos”.

Mariano Klautau Filho destaca obras que evocam o tema mencionado por Jorge Eiró. “A segunda edição trata de um novo recorte, um novo diálogo onde curiosamente encontram-se trabalhos de dimensões maiores, do acervo da UFPa, em confronto e diálogo com obras em tamanhos menores, mais intimistas, característica do Salões de Pequenos Formatos promovidos por décadas pela Universidade da Amazônia. Nesse aspecto, eu destacaria a presença das gravuras de Elaine Arruda, da série ‘Incisões’, de 2008 (Acervo Unama), e a pintura gigante de Moraes Rego, de 1990 (Acervo Museu da UFPa). Esses aspectos ajudam a pensar formas diversas sobre o conceito de paisagem, recorte escolhido pela curadoria”, destaca.

VISITE

“Modernos Contemporâneos – vol. 2”
Onde: Museu da UFPa (Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré)
Abertura: Hoje, 10, às 19h.
Visitação: Terça a sexta, das 10h as 17h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 14h.
Quanto: Entrada franca