Começa nesta terça-feira, 28, a 3ª Festa Literária de Mosqueiro (Flim), na praça Matriz de Mosqueiro, que até o dia 1º de junho será cenário de inúmeras atividades, começando com exposições e vendas de livros e artesanatos, rodas de conversa, oficinas de gastronomia e apresentações musicais e literárias. Esta edição homenageia o escritor Graciliano Ramos Milhomem.
Com organização dos Escritores da Praia e do Gipace/IFPA e aberta ao público de todas as idades, A Festa Literária de Mosqueiro tem como principal objetivo apresentar a literatura e sua relação com as outras artes, como a gastronomia, o artesanato, a música, a dança, mostrando que elas são capazes de atrair turistas para Mosqueiro e de produzir emprego e renda para os moradores da ilha. Esta edição contará com o dobro de tendas e estandes em comparação à edição anterior e, além dos Escritores da Praia, a programação contará com a participação dos escritores Edyr Augusto, João de Jesus Paes Loureiro, Auda Piani, Edgar Augusto, entre outros.
“O escritor homenageado, Graciliano Ramos Milhomem, é maranhense radicado há mais de 40 anos no Pará e boa parte destes anos em Mosqueiro, onde tem sido um dos principais fazedores de cultura, com seus contos, poesias, composições musicais, como cantor e também como artesão”, diz o professor Lairson Costa, coordenador geral da Flim.
Outro ponto alto do evento é o foco nos alunos das escolas públicas de Mosqueiro. Além de inúmeras atividades em que os estudantes serão envolvidos, eles também participam de uma gincana escolar relacionada à Flim.
ABERTURA
Nesta terça-feira, 28, a abertura contará com exposições, contação de histórias e gincana entre escolas públicas. À noite, um sarau literomusical promete encantar o público com a participação de escritores, poetas e cantores locais.
Amanhã, 29, o dia começa com a apresentação do Palhaço Beterraba, seguido por uma oficina de gastronomia. À noite, o público pode esperar encontro com autores, roda de conversa e um espetáculo literomusical.
Na quinta-feira, 30, entre outras atrações, haverá uma roda de conversa sobre o escritor Graciliano Ramos Milhomem, uma conferência sobre resistência cultural na Amazônia, e o lançamento do livro “Mosqueiro: um encanto de Ilha”.
Já na sexta-feira, 31, a contação de histórias e rodas de conversa sobre a formação de leitores se destacam, além do lançamento de livros e uma apresentação cultural do Coletivo Batuque da Matinta.
No sábado, 1º de junho, o encerramento trará lançamentos de livros, discussões sobre a preparação de Mosqueiro para a COP-30 e apresentações musicais, entre outras programações.
GASTRONOMIA
A gastronomia, um dos principais atrativos da cultura mosqueirense aos turistas, não poderia ficar de fora da programação. O Concurso Gastronômico-Literário ocorre durante todos os dias do evento, com uma competição em três categorias: Restaurantes, Tapiocarias e Pizzarias. Os vencedores receberão uma placa alusiva e um diploma de participação. Haverá ainda oficinas gastronômicas, cujas inscrições – assim como para o concurso – podem ser feitas até quarta, 29, via formulário on-line.
“Essa gastronomia tem ajudado Belém a ser uma das cidades criativas da gastronomia, título que foi dado pela Unesco desde 2015. As famosas tapioquinhas, o pastelzinho, a grande variedade de frutos do mar, como o camarão e o peixe, e os variados sabores de frutas têm sido assuntos para livros e artigos”, ressalta Lairson.
Também haverá roda de conversa sobre gastronomia, com o título “Entre Panelas, Memórias e Sentidos”, inspirada no livro homônimo da pesquisadora Auda Piani. “Ela estará presente, assim como Roger Paes, diretor do documentário ‘Mosqueiro, Ilha de Sabores’, que este ano completa dez anos”, diz Lairson Costa.
APROVEITE
3ª Flim – Festa Literário
de Mosqueiro
Quando: 28 de maio a 1º de junho, das 10h às 22h.
Onde: Praça da Matriz – Mosqueiro
Quanto: Aberto ao público em geral. Livros, produtos de artesanato e gastronomia estarão à venda.
Inscrições ao concurso gastronômico e oficinas: link na bio do Instagram @flim_mosqueiro
*Com informações de Agência Belém