LUTO NA MÚSICA

Morre Mauro Santa Cecília, que compôs para Frejat e Ney Matogrosso

Morre Mauro Santa Cecília, que compôs para Frejat e Ney Matogrosso, aos 63 anos

Reprodução
Reprodução

O compositor, escritor e poeta Mauro Santa Cecília, autor de “Por Você” (1998) e “Amor para recomeçar” (2001), morreu na noite de sábado (15). O artista de 63 anos havia recebido o diagnóstico de câncer há sete anos. A informação é do filho do artista, Júlio.

“Ontem à noite, meu amado pai fez sua passagem, depois de quase 7 anos em uma luta árdua e incansável contra dois cânceres”, publicou, na manhã deste domingo (16).

“Foram nove livros publicados e incontáveis composições, parcerias e poesias que marcaram toda uma geração e que continuarão a marcar a partir daqui. Seu legado é imenso e infinito.”
Sua carreira como compositor começou após o sucesso de “Por Você”, feita com Maurício Barros e Frejat e lançada no álbum “Puro Êxtase” (1998), do grupo Barão Vermelho. A canção foi regravada por nomes como Fábio Júnior e Sorriso Maroto. O trio também trabalhou junto na música-título do primeiro álbum solo de Frejat, “Amor Pra Recomeçar”.

“Vai amigo, vá na fé! Você traçou seu caminho na ética, na integridade dos seus princípios, no amor à arte e na sua poesia”, escreveu Frejat. “Saudades vai deixar muitas, foram muitos anos de convivência, amizade, parceria e alegrias”.

Santa Cecília também escreveu letras para Wilson Sideral, Hyldon, Blues Etílicos, Sandy & Júnior, Humberto Effe, Lucas Vasconcellos, entre outros. “Canção para um novo mundo” e “Solaris”, parcerias com Guilherme Gê, foram incluídas no disco “Canções para um novo mundo”, de Ney Matogrosso e Hecto.

Em 2018 lançou o disco “Hoje o Dia Raiou Mais Cedo”, gravado com Agenor de Oliveira e Rogério Batalha, e participações especiais de nomes como Ney Matogrosso, Frejat e Moacyr Luz.

Vencedor do Prêmio Stanislaw Ponte Preta e autor de livros como “Errância”, “A Sombra do Faquir” e “baião de 2”, Santa Cecília também integrou exposições coletivas com fotografias e poemas.

Nascido em 1962, no Rio de Janeiro, formou-se em direito e era mestre em literatura. O velório de Mauro Santa Cecília ocorre em sua cidade natal às 13h desta terça-feira (18), no Memorial do Carmo.