Entretenimento

Morre Ilya São Paulo, de "Irmãos Coragem", aos 59 anos

Ele esteve internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio, em decorrência de um ferimento no ombro.  FOTO: JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
Ele esteve internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio, em decorrência de um ferimento no ombro. FOTO: JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Fernanda Talarico e Milena Casaca/UOL/FOLHAPRESS

O ator Ilya São Paulo morreu nesta terça-feira (31), 59, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por um amigo próximo, o também ator Anselmo Vasconcelos. Ilya foi encontrado em casa pela esposa, Claudia Provedel, já sem vida, segundo o amigo. Ele esteve internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio, em decorrência de um ferimento no ombro. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Globo”.

Anselmo Vasconcelos se despediu de Ilya em post no Facebook. “O ator Ilya São Paulo faleceu hoje [31]. Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel com quem casou tiveram uma linda filha […] Estou muito emocionado com tudo, com as histórias da vida e seus fins. É triste”, declarou o ator.

CAUSA DA MORTE

Ao ser questionado por uma seguidora, Anselmo explicou: “Ele estava muito debilitado. Passou por uma longa internação no [hospital] Miguel Couto para tratar um grave ferimento no ombro. Estava em casa e foi encontrado hoje pela manhã em seu apartamento pela Claudia, já falecido”.

CARREIRA

Filho do diretor Olney São Paulo e irmão do ator Irving São Paulo, que morreu em 2006, aos 41 anos, Ilya esteve no cinema nacional em filme como “Brasília 18%” (2006), “Policarpo Quaresma-Herói do Brasil” (1998), “A Cartomante” (2004) e “As Tranças de Maria” (2002). Na televisão, atuou em diversas produções da Globo como “Os Maias”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Kubanacan”, “Hoje É Dia de Maria”, “Sete Pecados”, “Deus Salve o Rei” e “Amor de Mãe”; e teve passagens pela Record na série “A Lei e o Crime”, atualmente em exibição, e nas novelas “Bela, a Feia” e “Ribeirão do Tempo”.

PARCERIA

Entre os muitos artistas que lamentaram a perda, a paraense Dira Paes lembrou sua estreia em novelas ao lado do amigo. “Que triste e prematura perda. Ilya era uma pessoa muito incrível, um profissional calmo, detalhista, um músico precioso, um estudioso da arte. Tivemos grandes momentos juntos em ‘Irmãos Coragem’. Descobrimos nessa parceria, como era fazer uma novela com personagens tão grandes e potentes. Foi muito especial ter compartilhado com ele esse romance entre Potira e Jerônimo. Descanse em paz, meu amigo!”, escreveu a atriz, em seu perfil pessoal no Instagram.