Entretenimento

Mocidade Olariense é campeã do acesso no Carnaval de Belém

Escola de Icoaraci homenageou a cidade de Bragança e a devoção local a São Benedito. FOTO: JOYCE FERREIRA/AGÊNCIA BELÉM/COMUS
Escola de Icoaraci homenageou a cidade de Bragança e a devoção local a São Benedito. FOTO: JOYCE FERREIRA/AGÊNCIA BELÉM/COMUS

O Grêmio Recreativo Escola de Samba “Mocidade Olariense”, escola de samba do distrito de Icoaraci, foi a vencedora do Grupo 2 do carnaval de Belém, o chamado grupo de acesso, subindo assim para o Grupo Especial em 2025. O resultado da apuração foi divulgado nesta terça-feira, 27, pela Fundação Cultural do Município de Belém-Fumbel, depois da apuração dos votos realizada na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel.

A escola levou para a avenida o enredo “Pelos caminhos da fé, ao Som dos Tambores da Festa do Meu São Bené”, reverenciando o padroeiro do município de Bragança.

A escola foi a quarta a desfilar na noite do último sábado, 24, contando como a devoção ao santo preto surgiu na Europa, passou pela África e se expandiu no Brasil, e encontrou terreno fértil no Pará, em Bragança, onde o culto a São Benedito existe há mais de 200 anos, confundindo-se com a identidade cultural local.

Acesso garante espaço no Grupo Especial do carnaval de Belém em 2025. FOTO: JOYCE FERREIRA/AGÊNCIA BELÉM/COMUS

Fundada em 15 de dezembro de 1975, na sede do Olaria Futebol Clube, na Vila de Icoaraci, a Mocidade Olariense surgiu como um bloco carnavalesco criado por amigos que queriam brincar o carnaval nas ruas do distrito, com as cores azul e o branco, do Clube Olaria. Após várias conquistas, o bloco foi elevado à categoria de escola de samba do grupo B, passando a desfilar em Belém em 1978. Conquistou quatro títulos de campeã e três de vice, passando para o grupo A, conquistando o título de 1993.

CLASSIFICAÇÃO

Em segundo lugar, ficou a escola Guardiões do Samba da Pedreira, com o enredo “Cantos e Encantos de Marapanim”, e em terceiro Lugar, a Associação Carnavalesca “Império Jurunense”, com “Saravá Umbanda um Mundo Cheio de Luz!” As três com menor pontuação descem para o 3º grupo.

Entre as escolas do terceiro grupo, sagrou-se campeã de 2024 a Caprichosos da Cidade Nova, com o enredo “É Por Amor, Felix!”, seguida pelas escolas Guerreiros do Samba e Amor, com o enredo “Fabri Cultura, Expressão Cultural e Artística no Carnaval, Guerreiros que Fazem o Maior Espetáculo da Terra”, e Nação Rubro Negra, defendendo “Marajó de Encantos e Magia”, que ficaram respectivamente no segundo e terceiro lugares.

BLOCOS

Já na disputa dos blocos, o título ficou com o Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco “Bloco do Sapo Muiraquitã”. Na sequência, ficaram a Associação Carnavalesca “Estrela Reluzente” e o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco “Estação Terceira”.