Entretenimento

Milton Nobre lança o romance “Nunca é cedo para o amanhã”

O magistrado e escritor diz que um único conto transformou-se naturalmente em elaborada trama. FOTO: DIVULGAÇÃO
O magistrado e escritor diz que um único conto transformou-se naturalmente em elaborada trama. FOTO: DIVULGAÇÃO

Aline Rodrigues/Diário do Pará

Depois de estrear na literatura com o livro de contos “O Declamador e Outras Histórias”, o desembargador aposentado e escritor Milton Nobre lança hoje, 23, às 17h, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado, o seu primeiro livro no estilo romance ficcional, com o título “Nunca é cedo para o amanhã”. “Não imaginei, na verdade, escrever um romance. O pensamento era criar um conto sobre a vida de um menino superdotado”, relata o magistrado.

No desenvolvimento da ideia, o novo caminho se abriu. “Terminei produzindo um romance, onde realço vários momentos de vidas que, embora diversas, estão ligadas ou relacionadas com esse personagem principal”, adianta o autor. O personagem principal, que se destaca da multidão por sua genialidade, também é um rapaz que se apaixona e perde a amada, vivendo posteriormente um romance com a irmã gêmea dela.

“Toda a história foi sendo construída com seu curso natural, mostrando vitórias e reveses, alegrias e tristezas, no imponderável do destino de alguém”, comenta Milton Nobre, que vem de lançamentos com foco em Direito Comercial e Direito Administrativo, além de um de conto, estudos, ensaios e capítulos de obras coletivas. Por isso, “Nunca é cedo para o amanhã” pode ser um divisor de águas em sua carreira literária.

Ele define esta como uma obra onde a intenção é envolver e chamar a atenção para a importância do amor. “É ocupar o tempo do leitor com o propósito de mostrar a importância do amor na vida de qualquer pessoa, para que possa enfrentar todos os obstáculos”, reforça Milton.

Com uma carreira jurídica brilhante, sendo por mais de 30 anos professor de Direito Comercial da UFPA, desembargador e presidente do TJPA e atualmente no exercício da consultoria jurídica, após sua aposentadoria, Milton diz que segue pesquisando e não descarta a possibilidade de novas publicações.

“Sinceramente, ainda não fiz planos nesse sentido. No momento, realizo uma pesquisa para elaborar uma monografia jurídica, mas existe tanta confusão, sobretudo na prática jurídica no Brasil, em especial na semântica e nos conceitos do Direito, que estou refletindo se vale a pena. Vou continuar a pesquisa e, ao final, se alcançar alguma certeza nas minhas ‘hipóteses de trabalho’, talvez publique ou não. E até pode ser que volte à ficção”, contou.

PARTICIPE

Livro “Nunca é cedo para o amanhã”
Autor: Milton Nobre
Lançamento: Hoje, 23, às 17h
Onde: Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado (Avenida Almirante Barroso, 3089 – Souza)
Quanto: Entrada franca