Entretenimento

Mestre Damasceno e Gaby estão no Prêmio da Música Brasileira

Mestre Damasceno e Gaby estão no Prêmio da Música Brasileira

O Prêmio da Música Brasileira anunciou nesta segunda-feira,13, os indicados de sua 31ª edição, cuja cerimônia acontece no dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação de Regina Casé e tendo Tim Maia como seu grande homenageado.

Ao todo, são 88 artistas indicados em 32 categorias. Entre eles, a paraense Gaby Amarantos aparece indicada a melhor lançamento em canção popular, pelo feat com o pernambucano Romero Ferro, “Em Plena Lua de Mel”, lançada em meio ao carnaval deste ano, quando os dois também dividiram o palco do bloco Galo da Madrugada, em Recife.

Já o disco “Búfalo-Bumbá”, de Mestre Damasceno e os Nativos Marajoaras, foi indicado a melhor lançamento regional, concorrendo com nomes como Lia de Itamaracá e Alceu Valença. O disco, produzido por Léo Chermont e Guto Nunes, reúne carimbós e toadas do búfalo-bumbá, com a participação de músicos como Felipe Cordeiro, Luiz Pardal, Felipe Sequeira e o próprio Léo Chermont. As gravações foram feitas a partir de um estúdio móvel montado no Marajó.

Com 50 anos de carreira, Mestre Damasceno é um dos maiores nomes da cultura popular do Norte, e vem sendo descoberto pelo Brasil. No ano passado, foi um dos destaques do Festival Pará no Museu do Pontal (RJ) e também foi homenageado no carnaval paulista pela escola de samba Paraíso do Tuiuti.

Segundo a organização do prêmio, foram mais de 12 mil artistas inscritos para esta edição, um aumento de 10% em relação ao ano anterior e um recorde na história do evento. São Paulo lidera como o estado com mais artistas inscritos, com 41,4%, seguido de Rio de Janeiro, com 19,7%, Minas Gerais e Paraíba, ambos com 7% cada.

Em nota oficial, José Maurício Machline, criador e atual diretor do prêmio, ao lado de Giovanna Machline, celebrou a pluralidade do evento:

“O Prêmio da Música Brasileira se estabelece cada vez mais como um propulsor da nossa cultura, a cada ano mais diverso, abrangente e atento à música que é criada em todos os cantos do país”, disse o produtor.

A cerimônia de entrega da premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal do PMB no YouTube, marcada por apresentações que exploram o repertório do artista, trazendo ao palco tanto vozes consagradas quanto novos nomes da música brasileira.

*Com Agência O Globo