A Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19 – Campina) realiza nesta terça-feira (12) o último Café Fotográfico de 2023 e convida o jovem fotógrafo Matt Sousa para compartilhar suas experiências, e o amor pela fotografia, com o público em geral. O Café começa às 19h e o ingresso é livre.
Artista é PcD e reflete sobre capacitismo estrutural em sua obra
O artista é de Ananindeua, tem 23 anos, é PcD (pessoa com deficiência), e sua ligação com a fotografia se traduz em cenas urbanas, algumas repletas do rio que banha Belém. Ele sempre entendeu que a cidade não está preparada para ele, e quer ser resistência nesse capacitismo estrutural. Atualmente é fotógrafo contratado do Festival Psica e consultor de inclusão e acessibilidade. Trabalhou com arte-educação e fez parte da equipe do educativo do Salão Arte Pará em 2022 e, neste ano, da Exposição Brasil Futuro.
Rafael da Luz faz mediação da conversa
O encontro terá como mediador Rafael da Luz, arte-educador e fotógrafo, ele também vivendo uma realidade periférica e convivendo com pessoas que muitas vezes são invisibilizadas e silenciadas por estereótipos do imaginário social. Rafael vai conduzir a conversa de maneira que conheçamos o percurso e conquistas de Matt Sousa, que contará como a narrativa construída nestes anos de profissão é repleta de encontros e desencontros: “Reflito sobre o afeto como um dos pilares principais da minha fotografia, e como isso se faz presente em minha trajetória”, afirma.
Café Fotográfico
A FotoAtiva realiza o Café Fotográfico desde 2008 com o objetivo de compartilhar com todos os que se interessam pela arte, e particularmente, pela imagem, aspectos de pesquisas e processos artísticos, e o registro desses eventos constitui um acervo precioso sobre os olhares que se debruçam e trabalham a fotografia, dentro e fora do estado.