Nos dias 3 e 4 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em Brasília (DF). A reunião decidirá sobre o reconhecimento de quatro bens como Patrimônio Cultural do Brasil, incluindo as Marujadas de São Benedito, uma festividade paraense. A reunião acontecerá das 9h às 18h e será transmitida pelo canal do Iphan no YouTube.
Além das Marujadas, serão avaliados os processos de tombamento da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá (PR), do Forte de São José, Reduto São Teodósio e Muralhas do Forte da Entrada (RJ), e das fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy (RJ). Também será discutida a candidatura do Maracatu Nação à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Unesco), e a revalidação dos bens imateriais como a Roda de Capoeira e o Ritual Yaokwa.
O tombamento protege bens materiais de valor histórico e cultural, enquanto o registro é usado para garantir a continuidade das manifestações culturais imateriais. A revalidação revisita bens imateriais já reconhecidos para avaliar sua preservação e relevância.
Agenda:
105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Local: Auditório do Iphan, Brasília (DF)
Endereço: SEPS 702/902, Torre A, Asa Sul
3/09 – Análise de tombamento:
- Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá (PR)
- Forte de São José, Reduto São Teodósio e Muralhas do Forte da Entrada (RJ)
- Fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy (RJ)
4/09 – Candidatura e revalidações:
- Candidatura do Maracatu Nação à Unesco
- Revalidação da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira
- Revalidação do Ritual Yaokwa
- Revalidação do Jongo do Sudeste
- Pedido de registro das Marujadas de São Benedito
*Com informações do IPHAN