Intérprete com uma voz marcante, Margareth Menezes é uma das mais importantes artistas do axé no Brasil. A cantora e compositora comemora 60 anos nesta quinta-feira, dia 13, e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um estudo sobre as canções interpretadas por ela e que fazem parte da sua trajetória musical.
“Faraó divindade do Egito”, de autoria de Luciano Gomes, foi a música que Margareth Menezes mais gravou como intérprete até o momento, ao longo de sua carreira. O estudo apontou que aparecem neste ranking, em seguida, “Alegria da cidade”, de autoria de Jorge Portugal e Lazzo Matumbi, na segunda colocação; e “Me abraça e me beija”, de Lazzo Matumbi e Gileno Félix, e “O Quereres”, de Caetano Veloso, empatadas em terceiro lugar.
Já a canção mais tocada no Brasil, nos últimos 10 anos, entre as que Margareth gravou como intérprete, foi “Último post”, de autoria de Zeca Baleiro e Lucia Santos. Completam o top 3 deste ranking, “Dandalunda”, canção de autoria de Carlinhos Brown, e “Um caso mais”, de Luís Represas.
Nascida em Salvador, na Bahia, Margareth Menezes também festeja este ano 35 anos de carreira. A cantora e compositora tem 34 obras musicais e 357 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil, um dos maiores da América Latina. Nos últimos 10 anos, a artista teve quase 80% de rendimentos em direitos autorais de execução pública de música provenientes dos segmentos de TVs, Show e Rádio.