O especialista em dança de salão e coreógrafo paraense Marcelo Thiganá vai receber, na noite desta quinta-feira, 1 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Destaque da Dança Brasileira, promovido pelo professor Valdeci Videira de Souza. Na ocasião, o artista será agraciado com o título de “Mestre dos Mestres” da dança. O reconhecimento acontece após Thiganá ter desenvolvido o projeto “A Dança Entra na Escola”, no qual percorreu diversos municípios da Região Norte ensinando e descobrindo talentos.
“Este prêmio acontece no Rio de Janeiro, com votação expressiva da comunidade da dança de salão. Lá estarão outros colegas que também receberão essa premiação. Eu recebo o título de Mestre dos Mestrea e a importância para minha carreira é ver todas as autoridades dessa cultura da dança reverenciarem, não o Marcelo Thiganá, mas todos os artistas do Estado do Pará”, destaca.
Reconhecimento e Trajetória de Marcelo Thiganá
Com experiência na área desde os anos 1980, o profissional é um dos mais reconhecidos do segmento e afirma que o reconhecimento se deve à quantidade de alunos bem-sucedidos que formou. “Foi assim que caminhei ao longo de mais de 38 anos de experiência. Tornei-me um grande mestre porque tive discípulos que falam bem de mim e que venceram campeonatos americanos, europeus, brasileiros e, inclusive, desafiaram os grandes nomes da gafieira no Rio de Janeiro — onde também nos tornamos campeões”, relata.
Thiganá conta que construiu grandes amizades ao longo da trajetória profissional, entre elas, com o coreógrafo Carlinhos de Jesus, conhecido pela excelência no salão. “Como paraense, sabendo que geograficamente estamos muito longe dos grandes centros, entendi que precisaria estudar muito mais para transmitir conhecimento. E esse conhecimento não seria mais apenas para o Pará, nem só para a Região Norte ou a Amazônia — eu teria que levá-lo ao Brasil. Me surpreendi quando vi que esse conhecimento chegou ao mundo”, declara.