Entretenimento

Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba

Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba
Emanuelle Araújo é uma das atrações em Abaetetuba
Emanuelle Araújo é uma das atrações em Abaetetuba

Da Redação

Cerca de 60 mil pessoas são esperadas nos eventos do carnaval de Abaetetuba, no nordeste do Pará, de acordo com a estimativa da prefeitura do município. A programação inicia nesta sexta-feira, 9, e segue até a terça-feira gorda de Carnaval, 13, sempre das 18h às 4h. Dividida entre o Corredor da Folia montado na avenida D. Pedro II e o Carnabeja na Vila de Beja, a festa recebe artistas de expressão nacional, como o ex-Terra Samba Reinaldo, Emanuelle Araújo e a sertaneja Naiara Azevedo.

Na programação montada pela prefeitura, a sexta tem desfile de Rei Momo, os blocos Muleke Doido e Rock das Equipes, shows de Reinaldo e Gabriel Xavier e ainda um Baile Gala Gay. No sábado, enquanto a Vila de Beja recebe as bandas Deixa em Off, Magníficos e Jeito Inocente, o Corredor da Folia terá o desfile dos blocos a partir das 18h30, com Power Dance na Folia, Pé na Cova, Hot Folia, Fut Resenha, Canarinho, Me Namora, Arrocha na Folia, Taça de Prata, e ainda as pipocas com as bandas Marretada e Fruta Quente.

No domingo, a festa começa cedo, às 6h, com o Bloco Galo da Madrugada, e segue com a Queimada das Loucas, e a Pipoca Kids com banda Patrulha Colorê. A partir das 18h, são os blocos que tomam a avenida. São mais de 20 blocos, como Me Leva, Hot Folia, Me Namora e Os Piratas, além dos cantores Mariza Black e Marcelo Aguiar puxando a Pipoca da Prefeitura. Em Beja, vai ser dia de arrastão de carnaval.

A segunda-feira também será marcada pela maratona dos blocos, com os artistas Allanzinho, Virtudão, The Five e ainda com o cantor e compositor baiano Tierry. E na terça-feira gorda, entre as atrações estão Viviane Batidão e Naiara Azevedo.

HOT FOLIA

Com foco no axé da Bahia, o bloco Hot Folia é um dos destaques do carnaval abaetetubense, no sábado e domingo, contemplando também os amantes do pagode e do sertanejo. Destacam-se as participações da ex-Banda Eva Emanuelle Araújo, a ex-Timbalada Patrícia Gomes, Rebeca Lindsay, FB Mania, Mizerê, Erick Pirô e William César e Christiano.

A expectativa da organização do bloco é reunir seis mil brincantes, entre a programação no trio elétrico e camarote. “Nós estamos com uma área de camarote de 80 metros de frente, com capacidade para 3 mil pessoas. Estamos com uma projeção para reunir duas mil pessoas na avenida. No camarote tem duas praças de alimentação, área de descanso, além de equipes de segurança e bombeiros civis”, detalha Jamille Nobre Batista, fundadora do bloco, ao lado do marido, Carlos Batista.

Criado em 2017, no primeiro ano, o Hot Folia reuniu 500 pessoas. “A partir de 2018, visando o crescimento do carnaval em Abaetetuba, porque nós temos aqui blocos que têm mais de 25 anos de tradição, a gente sentiu a necessidade de inovar. Então, já entramos com o projeto de Trio Elétrico, além do espaço para o camarote, com muito axé raiz”, diz Jamille.

Fenômeno paraense durante a década de 1990, a banda FB Mania faz parte do lineup do Hot Folia. Pelo Instagram, o vocalista Bruno Maia convidou os fãs para participarem da festa. “Sábado de carnaval chegando e a ansiedade está a mil. Estaremos em Abaetetuba, agitando toda a galera do Hot Folia, junto com a minha amiga Patrícia Gomes, diretamente da Bahia”, antecipou. A banda tem agenda intensa nesses dias de Carnaval, como no Carnamoju, o Carnarimbó de Marapanim, o Urumajó Folia de Augusto Corrêa, Tracuá Folia em Tracuateua, e o carnaval do Caeté, em Bragança.

Pela primeira vez, o cantor Erick Pirô é outra atração do Hot Folia. Ele diz que está muito animado para curtir o carnaval em Abaetetuba. “A minha expectativa é a melhor possível. A galera de Abaetetuba é sensacional. É a primeira vez no Hot Folia, no camarote, só tenho ótimas referências do bloco. Para gente é muito bom, porque Abaetetuba possui um dos maiores carnavais do estado. Participar dele é como estar em uma vitrine”, diz o cantor que ainda se apresentará em São Miguel do Guamá, Benevides, Tracuateua, Vigia e Moju.

Ele diz que é preciso muito pique para lidar com tantos eventos. “A gente precisa sempre resguardar a voz porque são dias intensos, e precisa de muita hidratação, descanso e sono. No repertório, a gente faz aquele ligado nos 220 volts sempre, com muito axé, suingueira e muitas músicas atuais, de coreografias, TikTok, o que todo mundo está ouvindo”, diz.

*Com Wal Sarges