Entretenimento
Entretenimento
BRUNA FANTTI E YURI EIRAS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Aos gritos de ‘é campeã’, a Mangueira encerrou a madrugada deste domingo (20) do primeiro dia do Grupo Especial na Sapucaí, com o cortejo do público a seguindo.
A Grande Rio, que tenta o bicampeonato, e Salgueiro devem perder pontos em evolução: buracos foram deixados no decorrer do desfile.
Unidos da Tijuca encantou com o azul dos carros imitando águas e efeitos cênicos: foi a primeira escola a solicitar que as luzes da avenida fossem desligadas, na altura dos jurados, para a comissão de frente brilhar.
Já Império Serrano fez um desfile em homenagem a Arlindo Cruz, que empolgou pontualmente, como nos destaques de chão; Mocidade tinha falhas estéticas e teve um desfile morno.
Levando o protagonismo das mulheres negras para a avenida, o enredo da Mangueira tratou sobre as instituições carnavalescas da Bahia, como Olodum e Ilê Aiyê.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do desfile. Ela cantou no carro de som, liderado pelos intérpretes Marquinhos Art’Samba e Douglas Diniz.
Ao final do desfile, como de costume, o público que estava nas arquibancadas entrou na avenida e cantou ao nascer do sol o samba-enredo da última escola.
“Antes de assumir o ministério já tinham me convidado, para que eu pudesse cantar no carro de som”, afirmou a ministra, que foi aplaudida por componentes e pelo público enquanto passava pela concentração da escola.
A inovação da noite ficou por conta da Unidos da Tijuca, que trouxe o enredo sobre a baía de Todos os Santos.
Aproveitando a nova iluminação do sambódromo, a comissão de frente representou um balé das águas que era regido por Iemanjá, interpretada pela Juliana Alves, ex-rainha de bateria da escola. As luzes dos holofotes das arquibancadas foram apagadas rapidamente e a iluminação azul do carro ficou em destaque.
A apresentação teve, ainda, outro momento, quando Juliana Alves foi suspensa e o efeito cênico foi de flutuar sob as águas. A escola levou para a avenida histórias do Recôncavo Baiano, usando a Baía de Todos os Santos como fio narrativo.
Já Salgueiro estava deslumbrante com seus carros em uma releitura do paraíso, mas apresentou problemas justamente devido à grandiosidade no tamanho: a terceira parte do abre-alas teve dificuldade de entrar na Apoteose, o que gerou um buraco na escola.
A Mocidade fez um desfile com peças faltando nas fantasias: a agremiação enfrenta problemas financeiros. A escola teve como tema o uso do barro no trabalho dos artistas de Alto do Moura, em Caruaru (PE). E, sob o comando do carnavalesco Marcus Ferreira, misturou seu tradicional verde e branco com cores.
O servidor público Gildo Lopes, 68, desfila há 20 anos na Mocidade, e torce para que a escola atravesse a avenida sem erros.
“Sei que não estamos entre as favoritas, mas é importante ver a escola trazendo a cultura nacional. Isso é marca da Mocidade desde os anos 1980. Quero vê-la passar sem erros, bonita. Só de vê-la desfilar já é uma felicidade”, afirma.
Nesta segunda-feira (20) são esperadas as escolas: a Sapucaí recebe os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Viradouro. A campeã sai após a apuração das notas, na quarta-feira (22)
Mais Notícias
Mais artigosCIDADE EM FESTA
Barcarena prepara Festival do Abacaxi com Alok e shows de peso
A 43ª edição do evento traz shows gratuitos entre 25 e 28 de setembro, além de outras atividades culturais e esportivas para toda a família.
PASTORA CONDENADA
Flordelis está namorando uma mulher na cadeia
Camilla Miranda, conhecida como Indiazinha, que dividia a mesma cela com a cantora gospel, revelou à imprensa a novidade.
não me convidaram...
Excluídos do show de Mariah Carey no Combu reclamam nas redes
As pétalas da flor da Vitória-Régia no rio Guamá ficaram pequenas para o ego de famosas que não estiveram no Amazônia Live.
Homem de Aço
Novo filme do Superman estreia na HBO Max
O filme não revisita Krypton ou a infância do herói, mas busca explorar sua humanidade e os dilemas de início de carreira.
BORA?
Chefs na Praça e Farofada celebram a gastronomia paraense em Belém
Festival Ver-o-Peso promove culinária amazônica com pratos acessíveis e música
FALECIMENTO
Ator de 'Grey's Anatomy' e 'Jurassic Park' morre em acidente de carro
Brad Everett Young, 46, morreu nesta semana em Los Angeles, vítima de um acidente de carro na rodovia 134 da cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade