Susanne Bial, mãe do jornalista e apresentador Pedro Bial, faleceu nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, apenas um dia após completar 101 anos de vida. A notícia foi confirmada pelo próprio Pedro, por meio de uma homenagem emocionada publicada em seu perfil no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.
“Uma vida vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta”, escreveu o apresentador, destacando a trajetória intensa e sensível da mãe, que também se destacou como psicanalista.
Quem foi Susanne Bial
Nascida em Berlim, no dia 3 de julho de 1924, Susanne imigrou para o Brasil, onde construiu uma carreira sólida e respeitada na psicanálise. Sua história de vida e influência marcaram não apenas os filhos, mas também os netos. Um deles, José Bial, eternizou a relação com a avó no curta-metragem Oma (termo alemão para “avó”), lançado em 2024 no Globoplay em celebração ao centenário de Susanne.
Homenagem ao filho
Em 2023, Susanne fez uma rara aparição na TV para homenagear o filho, que havia assumido o comando do programa Linha Direta, na TV Globo. Em vídeo, ela expressou sua admiração com lucidez e carinho:
“Pedro, meu querido, você sabe que eu sempre tenho muito prazer de ser sua mãe, de ter chegado nessa idade e ainda ver você renovando coisas, talvez modificando ou melhorando como você sempre tenta fazer. Desejo, meu filho querido, sucesso! Tenho certeza que o melhor sempre será feito como sempre foi seu desejo na vida.”
Legado e Repercussão
A notícia da morte de Susanne Bial gerou comoção nas redes sociais. Fãs e colegas de Pedro Bial prestaram solidariedade e exaltaram o legado deixado por ela — uma mulher lembrada pela inteligência, elegância, generosidade e pelo exemplo de vida ao longo de mais de um século.