O livro “Uma perspectiva cronológica da fotografia nos séculos XIX e XX”será lançado neste sábado, 26, às 10h30. A publicação é assinada pelo fotógrafo Pedro Karp Vasquez. O lançamento será no Sesc Ver-o-Peso, através do seu Núcleo de Fotografia. O marco da pesquisa inicia em 1800. O inglês Thomas Wedgwood obtém, nesse ano, a imagem em silhueta de objeto posto sobre pedaço de couro sensibilizado com nitrato de prata. A obra finaliza, então, em 2003: a empresa japonesa Canon lança a primeira câmera digital reflex para amadores, com resolução de 6.3 megapixels.
Vasquez é pesquisador, crítico, curador, jornalista e professor. Ele destaca a importância do livro. “É um primeiro passo para a compreensão da história da fotografia clássica no mundo e no Brasil, nos séculos 19 e 20, antes do advento da imagem digital. É um incentivo para estudos mais aprofundados, lembrando que o conhecimento da história de qualquer meio de expressão é fundamental a quem deseja criar”.
Ele faz um paralelo desse instrumento com a importância das trajetórias de grandes ícones do cinema. De fato, eles contribuíram para a salvaguarda dessa estética com suas atuações. “Basta lembrar que dois dos mais conhecidos diretores de cinema norte-americanos, Quentin Tarantino e Martin Scorsese, não apenas são grandes conhecedores da história do cinema como também financiam projetos de restauração e difusão dos filmes clássicos que os inspiraram”.
Lançamento foi organizado pelo Núcleo de Fotografia do Sesc
O lançamento faz parte das atividades culturais e educativas realizadas pelo Núcleo de Fotografia do Sesc Ver-o-Peso, com o intuito de divulgar o acervo “Máquinas para Filosofar”. Antes de tudo, esse acervo é considerado por pesquisadores como um dos mais importantes, dessa natureza, existentes na América Latina. “A atuação do Sesc Pará sempre foi exemplar no campo da fotografia, com a realização de exposições de grande qualidade, além de cursos e palestras. Eu mesmo já tive oportunidade de participar de dois projetos didáticos e pude constatar o interesse e a motivação dos participantes. Tive o privilégio de fazer palestras ou oficinas de trabalho em diversos estados, e a experiência em Belém foi certamente das mais marcantes, com momentos inesquecíveis para mim”.
O autor destaca a importância da capital paraense na fotografia. “Belém se firmou como um dos principais polos fotográficos brasileiros desde os idos da década de 1980. Por isso, foi escolhida para sediar a 4ª Semana Nacional da Fotografia, promovida pelo então Instituto Nacional da Fotografia da Funarte. Desde então, Belém manteve-se, sem dúvida alguma, como o principal centro produtor e difusor de fotografia na região Norte. O Sesc Ver-o-Peso destaca-se como referência incontornável nessas ações. Sobretudo em virtude do esforço em salvaguardar e divulgar a importante coleção de máquinas antigas (séculos 19 e 20), uma das mais relevantes da América Latina”.
Brasil continua a ser “descoberto” pelos fotógrafos
A fotografia brasileira se destacou como uma das mais potentes e originais do mundo, segundo Pedro Vasquez, desde os primórdios, em meados do século 19. “E isso, enfrentando as múltiplas dificuldades que são do conhecimento de todos, remando contra ventos e marés para ajudar o mundo e até mesmo os brasileiros a melhor conhecerem o Brasil. A verdadeira descoberta do Brasil foi feita (e continua a ser feita) não pelas caravelas portuguesas e sim pelos fotógrafos apaixonados pela terra de Pindorama. Pouco importando se são filhos nativos ou estrangeiros que resolveram adotar – e, no processo, serem adotados – pelo país”, analisa.
A publicação será distribuída gratuitamente ao público em geral durante o lançamento. A versão digital estará disponível no site do Sesc Pará. Os exemplares impressos poderão ser solicitados formalmente (via ofício) pelo público prioritário, especialmente composto por trabalhadores do comércio e seus dependentes, estudantes, pesquisadores e professores.
PRESTIGIE!
“Uma perspectiva cronológica da fotografia nos séculos XIX e XX”
Autor: Pedro Karp Vasquez
Quando: Sábado, 26, às 10h30.
Onde: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina).
Quanto: Entrada gratuita. O livro também será distribuído gratuitamente, mas deverá ser solicitado formalmente.
Mais informações pelo e-mail: [email protected].