LITERATURA

Livro celebra trajetória de clube de leitura formado por mulheres 50+

"Temos fome, somos loucas" mergulha na história do Círculo Feminino de Leitura, grupo que há mais de 15 anos transforma livros em rituais de amizade, escuta e liberdade.

Livro celebra trajetória de clube de leitura formado por mulheres 50+ Livro celebra trajetória de clube de leitura formado por mulheres 50+ Livro celebra trajetória de clube de leitura formado por mulheres 50+ Livro celebra trajetória de clube de leitura formado por mulheres 50+
Maura Campanili é jornalista, escritora e geógrafa
Maura Campanili é jornalista, escritora e geógrafa

Por mais de uma década e meia, um grupo de mulheres acima dos 50 anos vem se reunindo para ler, debater e, acima de tudo, compartilhar afetos e experiências. Essa história ganha agora as páginas de Temos fome, somos loucas, da jornalista e escritora Maura Campanili, lançamento da estreante Editora Pitanga.

Com narrativa bem-humorada e sensível, a obra narra a trajetória do Círculo Feminino de Leitura (CFL), criado a partir do desejo da sexóloga Neise Galego de ter com quem conversar sobre os livros que lia. “Ela chamou as irmãs e outras amigas e começamos. Na época, os clubes de livro não eram comuns e tivemos que ir inventando nosso próprio jeito de nos encontrarmos”, conta Maura.

O que começou como uma reunião entre amigas tornou-se um espaço de troca, escuta ativa e resistência feminina. Entre taças de espumante, gargalhadas e obras marcantes, como A Menina da Montanha, de Tara Westover, e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella, os encontros promoveram reflexões sobre identidade, política, extremismo e consumismo — sem fugir de temas polêmicos, como os embates ideológicos das últimas eleições no Brasil.

“Um grupo que não seja impactado por temas políticos e sociais, ou é muito simplista ou propositalmente alienado”, reflete a autora. “Aprendemos a discutir nossas diferenças e a nos tornarmos mais permeáveis por meio da literatura.”

Mais do que uma crônica sobre um clube de leitura, Temos fome, somos loucas é um convite à desaceleração e ao prazer do encontro. A publicação inclui relatos das participantes, uma lista com os mais de 180 livros discutidos ao longo dos anos e um guia prático para quem deseja formar seu próprio grupo. O título faz referência ao lema do grupo, inspirado no livro Comer, Rezar, Amar e no famoso discurso de Steve Jobs: “Stay hungry, stay foolish”.

“Espero que o livro seja um convite ao hedonismo, um momento de diversão. Mesmo hoje, a maior parte das mulheres vive sobrecarregada e culpada num mundo de obrigações. Ter um grupo de amigas com quem nos reunimos apenas por prazer pode ser profundamente libertador”, conclui Campanili.

Sobre a autora

Maura Campanili é jornalista, escritora e geógrafa, com mais de 30 anos de atuação na área de comunicação socioambiental. Trabalhou em organizações como a SOS Mata Atlântica e o Instituto Socioambiental, além de atuar como editora de Meio Ambiente da Agência Estado. Foi finalista por quatro anos consecutivos do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Em sua nova fase, volta-se à literatura e às relações femininas, explorando com delicadeza o poder da amizade e da leitura.

Ficha técnica

Temos fome, somos loucas
Autora: Maura Campanili | Instagram: @mauracampanili
Editora: Pitanga | Instagram: @editorapitanga
Ano: 2025
Preço: R$ 78,90
Gênero: Não-ficção / Literatura contemporânea