Por abrigar a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido em 1700, a Basílica Santuário de Nazaré é um marco da devoção à Padroeira dos paraenses. Em 2023, entre os diversos eventos promovidos em comemoração ao centenário de seu Título Basilical, um dos destaques foi a edição especial do livro “A devoção à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará”, que este ano ganha nova edição, para marcar os 60 anos de falecimento de seu autor, o jornalista e sacerdote Florêncio Dubois, fundador do Jornal Voz de Nazaré.
A pesquisa, cuja última edição fora em 1953, constitui-se o mais completo documento acerca do traço identitário religioso do paraense, que se expressa na devoção à Virgem de Nazaré e no Círio. Por seu indiscutível valor histórico, a publicação especial lançada pelo Padres Barnabitas ano passado, esgotou-se em poucas semanas e continuou a ser procurada por fiéis, estudantes e pesquisadores. Para atender aos anseios deste público, uma nova edição começou a ser elaborada.
A publicação original de Padre Dubois constitui-se de três seções: inicialmente, dedica-se às origens da devoção em Portugal, os milagres, a estátua da Santa; e identifica paralelos entre as manifestações em Portugal e no Brasil. Outra parte, destaca a devoção no Pará, o achado da Imagem, a evolução dos elementos do Círio, intervenções políticas e construções de ermidas para o culto à Santa. Por fim, dedica-se à construção, detalhes históricos e arquitetônicos da majestosa Basílica Santuário de Nazaré.
LEGADO
Nesta nova edição, o conteúdo, de peso, ganhou ainda mais abrangência. A nova publicação chega ampliada e enriquecida por um apêndice que destaca o Trabalho de Graduação em Jornalismo, pela FAP/Estácio, do Pároco de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante, que teve como objetivo mensurar: ‘O legado de Padre Florêncio Dubois à Imprensa do Pará’. Padre Cavalcante justifica sua abordagem:
“O motivo pessoal que me levou a abraçar esta pesquisa, foi que, ao ler a história de Pe. Dubois, vislumbrei seu amor pelo conhecimento, pela arte de escrever e pela Comunicação. A admiração por sua pessoa, fez-me olhar o Jornalismo com outros olhos e apaixonar-me por esta área do saber. Portanto, pode-se dizer que Dubois me levou ao Jornalismo: realizar este trabalho, debruçado sobre seu legado, é minha forma de homenageá-lo e expressar minha gratidão.”
Para tanto, Padre Cavalcante embrenhou-se pelo rico arquivo histórico da Basílica Santuário e foi buscar fundamentos nos primórdios da Imprensa em Belém, na biografia de Pe. Dubois e nas circunstâncias que levariam o religioso a ingressar na prática do Jornalismo. Este, detinha um respeitável repertório intelectual, visão humanista forjada nos combates da I Guerra Mundial – para a qual foi convocado pela França –, além de uma incontrolável propensão a uma boa polêmica.
O trabalho de Padre Cavalcante é a mais recente e inédita pesquisa acerca da vida e obra do sacerdote francês que amava o Pará. Portanto, nada mais oportuno que reunir os dois estudos nesta nova edição do livro “A devoção à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará.”
Jornalista, sacerdote e polêmico
O francês Florêncio Maria Dubois, religioso da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), chegou a Belém no início do século XX. Intelectual, atento às produções literárias de sua época, envolveu-se com o universo da Comunicação e chegou a ser um dos jornalistas mais conhecidos do Norte do Brasil.
Em sua pesquisa acerca da vida do sacerdote, Padre Cavalcante constatou que a intensa atuação de Dubois na área da Comunicação atraiu a atenção geral, confirmada por sua enorme popularidade nas diversas camadas sociais. Foi um comunicador por excelência, em seu tempo, dominando a escrita e a oratória: suas palestras lotavam o Teatro da Paz, até em noites de chuva.
Sua produção jornalística transitou por diversos periódicos e revistas, ultrapassando questões eclesiásticas e chegando à literatura, história e ao compromisso humanitário, atrelando o ofício de jornalista às causas sociais e deixando registros que possibilitam fazer um levantamento histórico acerca dos Leprosários e dos doentes de lepra.
O jornal Voz de Nazaré, fundado pelo religioso Barnabita, revela-se uma valiosa fonte de pesquisa sociológica, religiosa e arquitetônica. Suas primeiras edições trazem pormenores do cotidiano da Paróquia de Nazaré, no início do século XX, bem como da construção da Basílica. Além de um comunicólogo, na mais ampla definição da atividade, Padre Dubois deixou, em sua vasta produção intelectual, registros de grande relevância que estão à espera de estudos futuros.
SERVIÇO
Livro: “A devoção à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará”
Autor: Pe. Florêncio Dubois, com apêndice de Pe. Francisco Cavalcante
À venda na Loja Lírio Mimoso, ao lado da Basílica de Nazaré.
Por: Emiliana Costa, coordenadora de Marketing da Basílica de Nazaré