RITMOS PARAENSES

Liah Soares lança novo single de seu projeto “Amazônia Beats” de tecnomelody

Considerado um “passo ousado” em sua carreira, o novo projeto da cantora Liah Soares, “Amazônia Beats” traz ritmos paraenses, em especial, o tecnomelody.

Liah Soares lança novo single de seu projeto “Amazônia Beats” de tecnomelody

Considerado um “passo ousado” em sua carreira, o novo projeto da cantora Liah Soares, “Amazônia Beats” traz ritmos paraenses, em especial, o tecnomelody. Repleto de memórias e afetos, ele traz ainda importantes reflexões em temas sociais. Desde zero hora desta sexta-feira, 29, uma das faixas do álbum, “A Hora que Você Quiser”, está nas plataformas digitais, anunciando muitas novidades. Uma delas, a artista deixa escapar: terá feat com Manu Bahtidão em breve.

O lançamento será acompanhado por um videoclipe gravado no Pará, reforçando a forte identidade amazônica que é a essência do projeto, que visa ainda levar a sonoridade e a cultura da Amazônia para o protagonismo cultural nacional. “É um projeto que nasceu da urgência de colocar o som, a estética e a presença da Amazônia no lugar de protagonismo cultural. Eu tenho muito essa vontade de trazer o nosso som de uma maneira comercial, não só aqui, mas no Brasil”, afirma Liah Soares.

Vem culminar também com a COP-30 e a intersecção entre meio ambiente e cultura, reitera a artista. “Acho importante a gente falar que não existe sustentabilidade sem cultura e não existe cuidado com o planeta sem ouvir quem cuida dele todos os dias, que é a mulher amazônica, quem é a guardiã. Então eu tento, como artista, através da música, trazer isso não só os nossos sons, os nossos ritmos, mas também, através da minha letra. Sou uma artista muito autoral nos meus trabalhos, acho que eu trago essa minha vivência aqui, minha ancestralidade, e tento levar o nosso som de uma maneira global”.

Além de Manu, o projeto incluirá feats com outros artistas, e músicas com forte influência paraense. “É um trabalho grande, que a gente vai lançando as canções aos poucos, para surpreender as pessoas, em tempos fluidos de rede social. Mas tem coisas maravilhosas vindo aí, como feats que eu sempre quis fazer. Tem Manu Bahtidãom a gente já escolheu uma música que tem uma pegada bem paraense e gostosa. Mas tem outros que não vou falar para não entregar muita surpresa”.

Liah diz que “Amazônia Beats” é um resgate de suas origens. “É uma forma não só de me mostrar como um artista que tem raiz paraense, mas também é um desejo antigo meu, de fazer um trabalho só com os ritmos amazônicos, porque ao longo de 20 anos de carreira eu sempre flertei com esse projeto. Gravei um carimbó, um brega, mas nunca um trabalho somente com os nossos ritmos”, explica a artista.

O interessante é o resultado expresso pela essência de Liah Soares e sua forma romântica de interpretar uma música. “Acho que vai ser uma surpresa para, talvez, quem me acompanha há 20 anos, mas é uma surpresa boa. É um passo ousado na minha carreira, mas eu acredito que a essência criativa, por si, ela tem que ter ousadia. E eu sou uma artista que sempre me reinventei, sempre me coloquei em lugares diferentes. Eu gosto desse movimento e estou muito empolgada com esse projeto, doida para sair cantando essa música no shows. Já estou vendo a galera cantando, entrando em playlists, tocando nas rádios, mas, acima de tudo, eu espero que toque no coração das pessoas”.

Ela acredita que o projeto é uma forma de trazer o som da Amazônia de maneira comercial e relevante para o cenário musical. “O melody tem essa batida envolvente e potente, que não poderia ficar de fora desse projeto. O ritmo tem, obviamente, um apelo mais comercial. Então, tem um propósito também de me conectar mais com o público, é o que traz a cereja do bolo”.

A cantora diz que é a primeira vez que grava melody de forma autoral, mas que já trazia o ritmo em seus shows. “Estou muito feliz de poder lançar essa música, que tem ao mesmo tempo tem a minha identidade autoral. Tem uma pegada poética, emocional nas letras, e acho que foi um casamento perfeito com o arranjo do Joe Benassi. Estou muito ansiosa para ver qual vai ser a reação do público”, diz Liah, acrescentando que o produtor Edson Brandão, foi quem a apresentou ao trabalho de Joe Benassi.

“A Hora que Você Quiser” é uma composição de Liah Soares em parceria com Marianna Eis e surgiu, segundo a cantora, de uma vontade de falar sobre amor. “Marianna é carioca e é uma parceira em outras músicas. Nessa canção eu comecei a ideia do refrão e dei a direção, numa sessão autoral. A vontade de falar sobre amor, ausência, desejo, que é uma mensagem bem do cotidiano de quem já viveu um amor inacabado. Eu gosto muito de falar sobre sentimentos porque as pessoas vão se identificar. E existia essa curiosidade de como funcionaria com a batida do melody”, comenta.

Do projeto “Amazônia Beats”, Liah já lançou o carimbó “Eu Só Sou Legal”, que mistura zouk e guitarrada e aborda a importunação sexual. Depois, lançou o zouk “Deusa do Amor”, que traz a mensagem da mulher amazônida conectada com a sua raiz. e ainda o brega “Teu Amor Meu”.

Ouça

“A Hora que Você Quiser”, de Liah Soares.

Quando: a partir desta sexta, 29/08 .

Onde: plataformas digitais.