Entretenimento

Liah Soares lança canal de canções infantis com Xuxa e Ivan Lins

“Planeta Liz” é o projeto da cantora paraense Liah Soares, inspirado na filha, Maria Liz
“Planeta Liz” é o projeto da cantora paraense Liah Soares, inspirado na filha, Maria Liz

Wal Sarges

Disponível desde o último dia 30, no Youtube, “Planeta Liz” é o projeto da cantora paraense Liah Soares, inspirado na filha, Maria Liz, a personagem central do projeto, que traz ainda outros personagens infantis, o Corujita e o Maninho (caboclo), que juntos, vivem muitas aventuras, com temáticas educativas e encantadoras.

A artista conta ao Você, que ser mãe é um divisor de águas na sua vida e, obviamente, a motivação para o novo projeto. “A experiência nesse novo e definitivo estado da minha alma e a convivência diária com a minha filha me impulsionaram para criar. Foi algo extremamente orgânico e intuitivo, aos poucos tomei conhecimento dos conteúdos infantis, que já me inspiraram a desenvolver o ‘Planeta Liz’. Chamei alguns colaboradores do meu entorno, lancei o desafio a eles, que prontamente embarcaram comigo nesta doce viagem”, afirma a cantora.

A pequena Maria Liz nasceu em 2020, no auge da pandemia. Neste projeto, Liah Soares uniu a arte de ser mãe a arte de cantar. Assim, chegou a onze canções inéditas, cada uma com sua animação. A primeira disponibilizada é “Para Você Sonhar”. Grandes artistas brasileiros participaram do projeto, entre eles, Lorena Queiroz, Xuxa, Zeca Baleiro e Ivan Lins.

Na plataforma, as crianças poderão se divertir e ainda aprender. “A música tem papel fundamental no desenvolvimento infantil, ela contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimula a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem. Através das canções trazemos mensagens importantes de autoestima, amor, valores e cuidados com a natureza a serem assimiladas, cristalizadas e seguidas durante toda a vida desse indivíduo que precisa solidificar muito bem uma primeira infância”, considera a artista.

A personagem Liz é totalmente inspirada na filha de Liah, com traços de sua personalidade e emocionais. “Além das características físicas e alguns traços de personalidade só dela, como o sorriso fácil e o olhar curioso diante de tudo o que vê, o personagem tem ainda um pouco de mim. Foi um encontro dela com a minha criança, as situações nas animações têm como cenário a Floresta Amazônica, que era o meu ‘quintal’. Cresci em meio a todas as melhores referências de interação com a natureza no interior do Pará. Os banhos de igarapé, de chuva, o quintal com árvores frutíferas e o ato de comer fruta do pé. Maria Liz, embora seja muito pequena para certos entendimentos, já sabe que é esse personagem e curte muito cada desenho, pedindo pra ver cada um mais de uma vez. Tudo passa por ela, ela é a ‘cobaia’ das criações, então nada mais justo do que as animações passarem pelo crivo da ‘musinha’ que inspirou tudo isso”, brinca Liah.

Orgânico, o processo de composição e gravação das músicas fluiu naturalmente. “Costumo dizer que o Planeta Liz vai andar sozinho, independente de eu estar inserida nele, esse é o meu sonho. Além de minhas vivências como mãe, este primeiro projeto também tem profundas pesquisas pedagógicas e está sendo gestado há dois anos. Sabíamos da seriedade e responsabilidade de se produzir um conteúdo assim, por isso esse tempo de maturação. Os momentos de gravação e de interação com as participações especiais foram inesquecíveis. Ivan Lins e Xuxa, são referências musicais inclusive da minha infância e faziam todo o sentido estarem nesse projeto. Zeca Baleiro é um grande parceiro e Lorena Queiroz é praticamente uma irmãzinha da minha filha por ter sido filha do Carlo na novela ‘Carinha de Anjo’ e a convivência com nossa família”, destaca a cantora, referindo-se ao marido, Carlo Porto.

Liah Soares dá um spoiler do que vem por aí. “Virão outras músicas e inclusive já temos coisas bem prontinhas, mas o foco agora é dar à luz ao restante das músicas e animações deste momento. Quem viver verá… e ouvirá!”.