Entretenimento

Les Rita Pavone retorna com o single “Guigueiros Guerreiros”


Com dez anos de atividades, banda planeja lançar disco em outubro FOTO: gabriel dietrich/divulgação
Com dez anos de atividades, banda planeja lançar disco em outubro FOTO: gabriel dietrich/divulgação

Wal Sarges

Les Rita Pavone retorna às atividades com o lançamento do single “Guigueiros Guerreiros”, que integrará o disco da banda. O “reggae-crônica” está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

Um show no Espaço Cultural Apoena, esta noite, celebra a volta, com participações especiais, entre elas, a da cantora e instrumentista Camila Barbalho, Lucas Guimarães e Renato Torres. A festa começa às 19h e conta com discotecagem do DJ Me Gusta.

A música, que é uma composição de Mateus Moura e Lucas Guimarães, retrata a vivência do músico da noite e suas relações com o fazer artístico, explica o vocalista Gabriel Gaya. “Guigueiros Guerreiros” é inspirada nesse cenário do músico que toca em bares noturnos e a relação dele com a música, do trabalho deles e da boêmia.

O próprio termo vem do inglês, que remete a espetáculos e festas. A autoria é do Mateus Moura e Lucas Guimarães, que são dois artistas que já passaram pela banda. Inclusive o Lucas vai abrir o show com repertório autoral de carreira solo”, explica.

Lucas Guimarães, além de compositor é violonista. Em carreira solo, já lançou três discos – “Caliandares”, “Valente” e “Mantra”. Neste show, ele tocará canções desses três trabalhos e contará com os músicos Renato Torres na guitarra, Katarina Chaves e Cinara Moraes na percussão.

Gabriel também destaca a participação de Camila Barbalho. “Ela vai tocar baixo na música que a gente está lançando. Ela é da banda B3 e há 20 anos toca pop rock, MPB, rock internacional e faz esse circuito pelos bares com essa banda”, ressalta.

Disco

Prestes a completar dez anos de atividade na cena autoral paraense, a banda pretende lançar o primeiro disco em outubro deste ano, conta Gabriel Gaya.

“A gente está voltando num momento muito especial, ainda mais no Apoena, que é uma casa importante da música contemporânea e onde a gente sempre tocou, desde 2015. Neste ano, a gente pretende manter uma agenda regular de shows, com pelo menos um show a cada mês e um lançamento especial até lançar o disco inteiro, em outubro”, afirma o vocalista.

Além do novo trabalho, a banda tem outros lançamentos: “Sentimento do Mundo” (2012), “Voltar a Viver” EP (2017), “Eva” e “Sinos de Belém” (2021).

O nome da banda surgiu da mistura entre dois artistas diferentes, e tem sua razão na proposta sonora que queriam trazer, comenta Gabriel Gaya.

“Um é a cantora Rita Pavone e o outro é da banda francesa dos anos 1980 Les Rita Mitsouko. Essa inspiração surgiu da ideia de montar um nome que não remetesse a nenhum gênero específico, para a gente ter mais liberdade na hora de criar nosso repertório. A gente procura ter uma identidade própria e única, mas sem precisar se prender a gêneros musicais”, justifica o artista.

Les Rita Pavone é formada ainda por Arthur da Silva, na voz e violão, Helenio Cézar no baixo, Jimmy Góes na guitarra, e, Luiz Otávio na bateria.

DANCE
“A Noite dos Guigueiros Guerreiros”
Atrações: Les Rita Pavone + Dj Me Gusta
Quando: Hoje, às 19h.
Onde: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450, em frente ao Santuário de Fátima – São Brás).
Quanto: R$15