Entretenimento

Legado acadêmico de Vicente Salles chega em dois novos livros

Legado acadêmico de Vicente Salles chega em dois novos livros Legado acadêmico de Vicente Salles chega em dois novos livros Legado acadêmico de Vicente Salles chega em dois novos livros Legado acadêmico de Vicente Salles chega em dois novos livros
Pesquisador fundamental sobre temas amazônicos, Vicente Salles deixou importantes estudos sobre a música no Pará FOTO: DIVULGAÇÃO
Pesquisador fundamental sobre temas amazônicos, Vicente Salles deixou importantes estudos sobre a música no Pará FOTO: DIVULGAÇÃO

Foram lançados nesta segunda,11, no Palacete Faciola, em Belém, os dois primeiros volumes da coleção “A Música e o Tempo no Grão-Pará”, do pesquisador Vicente Salles (1931-2013), referência obrigatória a quem se interessa por temas amazônicos. O primeiro volume aborda o período colonial e é uma reedição revista e ampliada da publicação da década de 1980. Já o segundo é um texto inédito e corresponde à Belle Époque, com destaque especial para o importante papel do Theatro da Paz.

VIÚVA ORGANIZOU AS PUBLICAÇÕES

Os livros foram organizados por Marena Salles, viúva do autor, e Gustavo Fróes, com publicação pela Editora Paka-Tatu, e coordenação de Daniel Araújo, a partir de recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues. Marena destaca que vem trabalhando na coleção desde 2016, com a ajuda da neta Ana Clara Couto Salles, para organizar os quatro volumes da obra, o que foi finalizado em 2019.

Segundo ela, a empreitada foi um “tour de force”. “Tive a ajuda de meus filhos, Marcelo, Mariana e Márcia, e minha neta Ana Clara, na busca de documentos no acervo de Vicente em Brasília e em outros locais como Museu da UFPA – Acervo Vicente Salles, no Arquivo Público do Estado do Pará, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e no acervo de Vicente no Rio de Janeiro, sob minha guarda”, lembra a viúva do pesquisador.

A pandemia atrasou os trâmites da emenda parlamentar e as exigências burocráticas para liberação do recurso, assim como dilatou valores do orçamento inicial, e tornou possível a publicação apenas dos dois primeiros volumes este ano. “O terceiro e quarto volumes ficarão para momento futuro”, diz ela.

 

Estão sendo lançados os primeiros dois volumes da coleção “A Música e o Tempo no Grão-Pará” . Os dois restantes ainda não têm previsão. FOTO: DIVULGAÇÃO

LANÇAMENTOS SAEM PELA EDITORA PAKA-TATU

A editora, que já detinha outros títulos de Vicente, foi uma escolha de Marena, que cedeu os direitos autorais à casa. “Eu queria que a Editora Paka-Tatu editasse os livros, por Vicente já ser autor da casa, com livros publicados com a revisão de Paulo Maués Corrêa, que considero meu escudeiro e uma das pessoas que mais conhecem a obra de Vicente Salles e seu estilo de escrever”, destaca.

JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO E JONAS ARRAES ASSINAM PREFÁCIOS

Dois intelectuais paraenses e amigos de Vicente Salles ficaram responsáveis pelos prefácios dos dois primeiros volumes – o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro, com quem Vicente Salles trabalhou na importante coleção “Lendo o Pará”, e que, segundo Marena, faz “uma análise profunda da pesquisa de Vicente Salles” e, no segundo volume, o maestro e professor Jonas Arraes, “com a competência por conhecer especialmente o período abordado, a Belle Époque, pois tem uma tese de doutoramento, também transformada em livro, sobre esse recorte temporal, com atenção especial à figura de Carlos Gomes”, destaca a organizadora.

LEIA

“A Música e o Tempo no Grão-Pará” – 1º e 2º volumes

Autor: Vicente Salles

Editora: Paka-Tatu

Onde encontrar: editorapakatatu.com.br

Instagram: @editorapakatatu