ESCOLA DE SAMBA

Lançamento da nova liga de escolas de samba de Belém terá show de Ito Melodia

Acontece hoje, 10, a partir das 19h30, na sede do Rancho Não Posso Me Amofiná, no Jurunas, o lançamento da Liga Independente das Escolas de Samba de Belém – Liesbe.

Intérprete de sambas-enredo do Rio de Janeiro, Ito Melodia se apresenta na sede do Rancho. FOTO: DIVULGAÇÃO
Intérprete de sambas-enredo do Rio de Janeiro, Ito Melodia se apresenta na sede do Rancho. FOTO: DIVULGAÇÃO

Acontece hoje, 10, a partir das 19h30, na sede do Rancho Não Posso Me Amofiná, no Jurunas, o lançamento da Liga Independente das Escolas de Samba de Belém – Liesbe. E a nova entidade surge com festa, com a apresentação de Ito Melodia, intérprete carioca de samba-enredo conhecido no meio do samba, filho de Aroldo Melodia.

“Antes dela ser lançada oficialmente, foi apresentada na Semcult [Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que substituiu a Fumbel], foi olhada com bastante carinho e o prefeito está a par disso. O Quem São Eles, principalmente, e em conversa com outras escolas, chega à conclusão de que não tem mais condições de fazer carnaval na Quaresma”, disse Luiz Omar Pinheiro, presidente do Quem São Eles, citando o principal desacordo com a ESA-Escolas de Samba Associadas, que levou quatro grandes agremiações a fundarem a nova liga: a realização dos desfiles das escolas de samba após o feriado do Carnaval.

O Quem São Eles, campeão do Carnaval 2025 junto com o Bole-Bole, é uma das agremiações que puxam o surgimento da nova liga, apoiada no momento por mais três escolas: Mocidade Olariense, Piratas da Batucada e o Rancho, deixando para trás a ESA, entidade que reúne as escolas do Grupo Especial. Juntas, elas vão defender que o desfile das escolas aconteça em fevereiro.

“O presidente da ESA é um incentivador do carnaval na Quaresma, e nós resolvemos trazer o carnaval para o Carnaval. Não consigo entender por que essa obsessão da direção da ESA e de algumas escolas de samba de manter o carnaval na Quaresma, penso que é para se sacramentar de vez o fim do carnaval paraense, o carnaval de rua das escolas de samba, só pode ser. Foi esse movimento que levou as escolas de samba a criarem uma nova liga, para discutir o carnaval de rua de Belém. Vão sentar a ESA, a Liesbe e LPAC [Liga do Grupo de Acesso], que é a liga que congrega essas escolas do segundo e do terceiro grupo”, afirma Luiz Omar.

O presidente do Quem São Eles afirma que a ideia não é brigar com ninguém e sim engrandecer o Carnaval, e isso será possível trazendo os desfiles de volta ao período do feriado.

“Não se vê o boi-bumbá ser feito em dezembro, é em junho; você não vê o Círio em agosto, porque é em outubro; não vê o Natal em março, porque é em dezembro. Então, o Carnaval é fevereiro”, defendeu ele, que explicou que hoje, durante o lançamento, será explicado aos presentes o porquê do lançamento de uma nova liga.

Entre esses motivos, está também o descontentamento das quatro escolas com relação aos jurados do carnaval paraense. O rebaixamento do Rancho, mais antiga escola de Belém, para o Grupo de Acesso, está entre os questionamentos, em relação aos critérios de julgamento. “Uma série de coisas levaram à criação da liga e o que posso garantir é que vai ser benéfico para o carnaval paraense, se Deus quiser o nosso carnaval vai ser realizado no sábado magro, é o que defende a Liesbe”, finalizou ele, que afirma que a Liesbe participará da próxima reunião do Conselho de Carnaval de Belém.