Para alívio de incontáveis fãs, os rumores que Justin Bieber não viria ao Rock in Rio deste ano não passaram de rumores. O canadense fez um show por mais de uma hora e meia e emocionou o público que tanto o aguardava. Mas desde o momento que o cantor subiu ao palco, uma nova questão tomou as redes sociais: Bieber cantou só no gogó ou usou playback?
De um lado, há quem fale que o canadense usou playback –técnica de som de gravação vocal que se sobrepõe à voz de alguém– do começo ao fim. Do outro há quem diga que Bieber cantou tudo sozinho –e ao vivo–, sem auxílio externo.
O fato é que, independente de qual seja o caso, não é tão simples identificar o uso do playback e, por isso, se torna difícil afirmar se o cantor fez uso da técnica.
Sempre polêmico, o recurso do playback pode ser aplicado de várias formas e com diferentes objetivos. Um artista pode, por exemplo, aplicar gravação vocal somente em determinados trechos da música, ou então, usá-la somente como apoio de canto. Não, necessariamente, faz uso de playback para seu manter o microfone desligado –e assim, engatar numa completa sincronia labial, chamada de lip synch.
Mesmo com vídeos que supostamente mostram uma voz de Bieber gravada, não dá para dizer qual teria sido a real finalidade dela no show, muito menos seu grau de uso.
Fonte: Folhapress