RAP NA CAPITAL DA COP30

Jovens do hip-hop promovem a 'Batalha do Crematório' em Belém

A Batalha do Crematório agita o bairro da Cremação em Belém. Conheça a competição de rap organizada por Karol Negrão e os talentosos MCs.
A Batalha do Crematório agita o bairro da Cremação em Belém. Conheça a competição de rap organizada por Karol Negrão e os talentosos MCs. Foto: Antonio Melo

Jovens artistas do movimento hip-hop realizaram, ontem, 22, mais uma edição da Batalha do Crematório, na praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, em Belém. O evento, promovido desde 2020, é organizado atualmente pela produtora cultural Karol Negrão, de 25 anos.

“Hoje, na Batalha do Crematório, a gente comemora também as nossas iniciativas, como levar o rap para as escolas, para a faculdade e para as crianças da comunidade”, destacou Karol.

O formato da competição consiste em oito trios – totalizando 24 MCs na disputa – que se enfrentam até a grande final. Todas as batalhas ocorrem na mesma noite. Os vencedores são determinados por meio do voto de dois jurados e da plateia.

Andreisson Maia, 24, conhecido como MC Shazam, é estudante de administração, mas pretende seguir carreira em disputas de rap e chegar às competições nacionais. “A gente foca mais em patrocínio para participar de outras batalhas, como a FMS – a liga profissional de freestyle – e as ligas nacionais. A gente quer conseguir viver com aquilo que gosta de fazer. Por exemplo, o senhor é jornalista, gosta de trabalhar com isso, e eu gosto de rimar. Eu quero viver do que gosto e, até onde eu puder lutar por isso, eu vou lutar”, explicou.

“O nosso objetivo é levar dignidade para dentro da nossa comunidade, que a gente possa viver da nossa arte e da nossa cultura sem ter medo de morrer em cada esquina ou de que o nosso movimento seja interrompido. A gente só quer viver da nossa arte, é só isso”, afirmou Karol Negrão.