O cantor e compositor pernambucano Ivyson se apresenta pela primeira vez em Belém nesta quinta-feira, às 20h. O artista, que vem ganhando destaque na cena nacional com um trabalho autoral que conquistou um público fiel na internet, agora encanta plateias pelo país afora. Em show do seu novo álbum, “Afinco”, ele traz o sotaque do Nordeste brasileiro somado a uma sonoridade da MPB contemporânea para o palco do Teatro Estação Gasômetro.
Há seis anos, Ivyson lançou sua carreira profissionalmente, após o sucesso que as suas canções tiveram no Youtube. De lá para cá, ele vem construindo sua trajetória com composições fortes e experimentações. Ele conta que está ansioso para fazer o show em Belém. “Esse novo álbum tem uma importância muito grande para mim e o ano passado, eu consegui fazer a turnê ‘Girassol’ rodando o país, mas não consegui ir a Belém e Manaus. Com essa nova turnê, quero muito sentir a energia das pessoas no Norte e entender por que eles pedem tantos shows nessas cidades. Então, vai ser muito especial para mim”, afirma.
“Afinco” tem uma linguagem pop própria e conta com a produção do paranaense Janluska (Gianlucca Pernechele Azevedo), conhecido pelas colaborações com Tuyo e Marina Sena. “Gianlucca é um produtor que somou bastante com o álbum, que já era algo que eu pensava para ter essa sonoridade, que é um pouco mais pop comparado com os outros trabalhos. Ele trouxe a identidade dele ao projeto. Eu cheguei com algumas canções que estavam praticamente prontas e a gente foi agregando um ao trabalho do outro e agora está aí ‘Afinco’ para o mundo”, detalha Ivyson.
No repertório, além das músicas do novo disco, o cantor e compositor pernambucano vai apresentar também músicas que seu público já conhece, como “Girassol”, “Sina” e “Moldura”. Os músicos Hedinho (guitarra) e Pé Beat (bateria) acompanham o artista.
DISCO
Em dez faixas, todas próprias – sendo “Fica” em parceria com Dody, e “Efêmera”, com Rayllane -, “Afinco” traz o talento melódico de Ivyson ancorado em beats modernos e explorações acústicas com referências contemporâneas que vão de artistas como Jota.Pê e Maria Gadú até a cantora portuguesa Maro e o cantor e produtor inglês Labrinth. “A sonoridade que eu exploro é bem diversa. Para mim o foco mesmo é o R&B, mas também misturo com MPB e com elementos regionais, faço um pouco de tudo. Boto um pouco de rap, trap e um pouco de rock. Tento misturar um pouco e geralmente eu chamo de MPB alternativo”, diz o pernambucano.
Dos corais da igreja para os palcos, com a ajuda da internet
Ivyson conta que sua relação com a música começou ainda na infância, aos 8 anos, a partir de suas vivências na igreja. “Minha família é toda da igreja e a gente sempre estava cantando ou tocando dentro de casa. E eu comecei a cantar e fazer algumas coisas de harmonia de voz e a gostar muito de coral com oito anos mais ou menos. Quando completei 12 anos, ganhei um violão e comecei a cantar mesmo. Eu escuto muito de tudo, desde o rock, ainda na época da adolescência, a rap e MPB. Além de tudo que tem vindo de novo na música”, descreve.
Nessa playlist, também cabem louvores. “Eu vim de igreja, então sempre ouvi muito gospel, mas também gosto muito da escrita de Los Hermanos. Quando eu vou compor, tenho que lembrar de alguma coisa que eles já fizeram para eu ter um pouco de inspiração para minhas composições. E entre as internacionais, está Olivia Dean, que tenho ouvido bastante ultimamente”, conta ele, que sempre teve ouvidos abertos a quase todos os gêneros, da MPB de heróis pernambucanos da canção, como Alceu Valença e Lenine, ao forró, trap e hip hop.
Com a turnê, Ivyson busca encontrar um público que sabe ter cativado com a ajuda da força da internet. “Comecei em 2018, com o meu canal no YouTube, subindo algumas músicas autorais sem a pretensão de fazer sucesso, mas a internet sempre me ajudou bastante a divulgar o meu trabalho. Sempre fiz vídeos com músicas autorais e depois mostrava para um bom número de pessoas que já me acompanhavam. Em 2019, eu soltei meu primeiro trabalho, um projeto mais profissional, ‘Poemas Para Quem Chora’, que hoje acumula mais de 200 milhões de plays em todas as plataformas. Durante a pandemia também lancei um EP que se chama ‘Retalhos’ e depois, em 2022, lancei ‘O Outro Lado do Rio’, meu álbum de estreia. ‘Afinco’ é meu segundo álbum, mas o primeiro de estúdio, e em dois meses, já acumula mais de 2 milhões de plays”, comemora.
DIVIRTA-SE
Show “Afinco” – Ivyson
Quando: Hoje, 8, às 20h.
Onde: Teatro Estação Gasômetro ( Av. Gov Magalhães Barata, 830 – São Brás)
Classificação: Livre
Quanto: R$ 80 (inteira -primeiro lote); R$ 60 (meia social – segundo lote)
Onde comprar: Sympla