A banda Ira! teve quatro apresentações canceladas na região Sul do Brasil após um episódio polêmico ocorrido durante um show em Contagem (MG), no dia 28 de março.
Durante a apresentação, o vocalista Nasi se posicionou contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, o que gerou vaias de parte do público. Em resposta, ele pediu que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se retirassem do local e se distanciassem da trajetória da banda.
“Tem gente que acompanha o Ira! mas nunca entendeu a essência da banda. Há fãs que são reacionários, há bolsonaristas que nos seguem… Isso não tem nada a ver com a gente! Por favor, vão embora! Não venham mais aos nossos shows, não comprem nossos discos. É um pedido sincero”, disse o vocalista durante o show.
O posicionamento político de Nasi não é novidade. Ele já criticou anteriormente artistas que declararam apoio a Bolsonaro, como Lobão e Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor.
Cancelamento de Shows e Repercussão
Após o ocorrido, a 3LM Entretenimento, produtora responsável pelas apresentações, divulgou um comunicado anunciando o cancelamento dos shows que estavam marcados entre os dias 30 de abril e 3 de maio, nas cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas.
De acordo com a nota, a decisão foi tomada com base em diversos fatores, entre eles o aumento nos pedidos de reembolso, a retirada de patrocinadores e a preocupação com a possível baixa adesão de público.
“Acreditamos que o entretenimento deve ser tratado com respeito, tanto pelos produtores quanto pelos artistas, que deveriam subir ao palco para apresentar suas músicas e talentos”, declarou a empresa, que se comprometeu a realizar o reembolso dos ingressos no prazo de até 30 dias.