O icônico estúdio Apce, que por mais de duas décadas foi palco de gravações históricas da música paraense, agora renasce como Estúdio Vida Criativa, numa nova fase com direção compartilhada por três nomes que unem arte, experiência e visão empreendedora: Lia Sophia, Taísa Fernandes e Carlos Barra.
Situado no coração da Cidade Velha, num casarão em área tombada pelo Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que carrega a memória arquitetônica e afetiva de Belém, o Estúdio Vida Criativa seguirá como celeiro da música amazônica, mas agora expande seus horizontes, pois além das salas de gravação e produção musical — já frequentadas por nomes como Fafá de Belém, Dona Onete, Nilson Chaves, Pinduca e Gaby Amarantos — o espaço está sendo equipado para receber videocasts, podcasts, workshops, ensaios, gravação de videoclipes, trilhas e direção artística.
“O estúdio sempre foi um centro de criação e potência. Queremos manter essa energia e dar novos contornos a ela, com mais liberdade e troca entre linguagens artísticas”, falou a cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Lia Sophia, que assume a direção artística do estúdio.
A cantora, que já circulou o mundo levando os ritmos da floresta e da Amazônia contemporânea, é também pesquisadora e autora de trilhas para cinema e TV. Seu nome figura entre os grandes da música brasileira, com seis álbuns lançados, sete canções emplacadas em trilhas de novelas e seriados da TV Globo e parcerias com Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Pinduca.
Advogada, produtora cultural e diretora artística com ampla atuação na música e no audiovisual, Taísa Fernandes assume a produção executiva e gestão estratégica do estúdio. Taísa assinou roteiros e direções de clipes de grande alcance e desenvolve projetos como o documentário “As Mulheres do Carimbó”, em finalização, e a série “Rios de Encantarias”, em negociação com canais de TV. Ela comanda a empresa Vida Criativa, que dá nome ao estúdio e simboliza o desejo de fomentar a cultura de forma ampla e conectada com o território.
“O Estúdio Vida Criativa nasce do desejo de reunir arte, afeto e excelência em um só espaço. Queremos que cada pessoa que entre aqui sinta que sua criação é possível, bem cuidada e livre para voar alto”, destaca Taísa.
O empresário Carlos Barra, nome conhecido do setor de equipamentos hospitalares, traz para o estúdio sua paixão pelas artes e sua atuação como mecenas, completando o trio do estúdio. “A arte inspira e transforma. A grande razão de adquirir esse estúdio foi entrar numa área que eu sempre gostei, e quando essa oportunidade apareceu, por intermédio de Lia Sophia e Taísa, eu não tive dúvidas. Agora é fazer tudo para que nossa música seja cada vez melhor e com qualidade”, disse ele, que é colecionador e apoiador de projetos culturais, e atua no fortalecimento da estrutura e no incentivo à inovação.
Novos Horizontes do Estúdio Vida Criativa
GALERIA
No local, um novo espaço, chamado Galeria Vida Criativa, será destinado a exposições de artes visuais e fotografia, abrindo o estúdio para diferentes expressões da cultura. A proposta é criar um ambiente acolhedor, profissional e plural, com equipamentos de qualidade e uma equipe movida pela paixão à arte e à Amazônia.
A primeira fase da nova gestão prevê a reabertura com ações de aproximação com artistas, produtores e público, além da finalização da sala de podcast e do calendário de oficinas. A proposta é manter raízes profundas, mas com olhos voltados para o futuro, para ser mais que um espaço técnico: um lugar de encontros e experimentação, que se solidifique como um ponto de cultura no centro histórico de Belém.
Legado e Reinvenção
Fundado sob o nome de estúdio Apce, o espaço se consolidou ao longo de mais de duas décadas como um dos mais importantes centros de produção musical da Amazônia. O espaço era comandado pelo experiente produtor musical e técnico de áudio Assis Figueiredo – atualmente radicado em São Paulo -, ao lado do empresário e também técnico de áudio Fernando Pacha, e se tornou referência em qualidade técnica e sensibilidade artística.
Por suas salas passaram joias da nova geração e grandes nomes da música paraense, como Sebastião Tapajós, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Dona Onete, Nilson Chaves, Mestre Vieira, Mestre Curica e a própria Lia Sophia, que agora assume a produção musical do estúdio, além de muitos outros nomes da guitarrada, do carimbó e da canção amazônica contemporânea.
conheça
Vida Criativa
Onde: Rua Dr. Malcher, 465 – Cidade Velha,
Belém/PA CEP: 66020-250
Contato: (11) 97785-1395
E-mail: taisarfernandes.hotmail.com