Uma união criativa entre a linguagem e os símbolos do circo e do teatro de animação estão no espetáculo “O grande circo em miniatura: teatro-caixa-circo”, que será apresentado este fim de semana em quatro intervenções culturais no bairro do Guamá, nesta sexta,4, e sábado, 5. Idealizado pelo Espaço Cultural Casinha de Brincantes, o espetáculo trabalhar a linguagem do teatro de caixa, em miniatura, para levar ao público histórias de cinco personagens e um circo.
Entre eles, há uma palhaça em busca do seu nariz vermelho e um místico que aprisiona uma criatura capaz de realizar desejos. As narrativas são relacionadas com histórias e referências íntimas de criação dos artistas-manipuladores e, como a dinâmica das apresentações é nas ruas, quem passa também é convidado a conhecer o universo dentro da caixa.
MISTURA DE CIRCO COM TEATRO ANIMADO
O ator Lucas Serejo, um dos idealizadores do projeto, explica que pensou em algo que tocasse em sentimentos profundos das pessoas. “Fiz uma mistura baseada no circo itinerante, que entre suas muitas atrações possui a Tenda Mística, esse lugar de previsões e de certo conhecimento. Procurei outras referências, como a lenda do diabo da garrafa, que realiza a riqueza e prosperidade”, conta.
Os cenários foram todos construídos à mão, tendo o papel como matéria-prima base. Foram cinco semanas de criação intensa da equipe de artistas-manipuladores e da coordenação técnica. O trabalho foi orientado por Aníbal Pacha, referência no trabalho com o teatro de caixas em Belém, e contou com a coordenação técnica da cenógrafa Mônica Torres.
Correalizadora do projeto com Lucas, a atriz e diretora Alana Lima diz que a intervenção é a realização de um sonho antigo. “Em 2018 me encantei pela linguagem [do teatro de caixa] depois de assistir a vários espetáculos de teatro lambe-lambe. E descobri em Belém o Coletivo de Animadores de Caixas, puxado pelos professores Aníbal Pacha e Edson Fernando, da UFPA. Uni esse desejo de trabalhar com a caixa ao sonho de trazer o circo para o bairro do Guamá. Sou palhaça de rua, mas não sou circense, e lá no fundo há um desejo de pertencer à magia do circo”, explica Alana, que assim como Lucas Serejo é multiartista, arte-educadora e pesquisadora no campo da arte nas linguagens do teatro de rua e teatro de animação.
OFICINAS DE FORMAÇÃO COMPLETAM PROJETO
Serão quatro intervenções de rua no Guamá, começando hoje, às 10h, na esquina das ruas Barão de Igarapé-Miri e Liberato de Castro. À noite, às 19h, a apresentação será na Passagem São Miguel (a rua do Pronto Socorro do Guamá), onde se localiza o Espaço Cultural Casinha de Brincantes. No sábado, 5, a primeira intervenção será às 9h, na Biblioteca do Tucum, que fica na Passagem São José, e a segunda, às 19h, na Praça Benedito Monteiro.
Além das apresentações, o projeto – contemplado com o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2022 – também inclui uma oficina de teatro com bonecos ministrada pelo ator-manipulador Paulo Ricardo Nascimento, da Cia. In Bust Teatro com Bonecos. A oficina ocorre no domingo, 6, de 9h às 13h, no Espaço Cultural Casinha de Brincantes. São apenas dez vagas e o foco são os jovens do bairro, que receberão uma bolsa de R$ 100, como incentivo à participação.
NA RUA
“O grande circo em miniatura – intervenções de teatro de caixa”
Quando: Hoje, às 10h (Rua Barão de Igarapé-Miri, esquina com Liberato de Castro – Guamá) e às 19h (Passagem São Miguel, no Guamá); Amanhã, às 9h, na Biblioteca do Tucum (Passagem São José – Guamá), e às 19h, na Praça Benedito Monteiro (Guamá).
Oficina “Teatro com bonecos: uma experiência”
Quando: Domingo, 6, das 9h às 13h.
Onde: Espaço Cultural Casinha de Brincantes (Pass. São Miguel, 50 – altos – Guamá)
Quanto: Gratuito
Informações: Instagram (@casinhadebrincantes)