Da Redação
Uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o Galpão traz a Belém, na próxima semana, dias 16 e 17 de agosto, dois espetáculos de seu vasto repertório – “Till – a saga de um herói torto” e “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” – em apresentações gratuitas no Theatro da Paz e na Praça do Carmo.
Mas antes, a partir de segunda, 14, os integrantes do grupo ministram três oficinas formativas como parte de seu projeto de circulação. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.
A primeira delas aborda a “História do Teatro X História do Galpão”. Ministrada por Eduardo Moreira, na segunda, 14, das 16h às 20h, no Teatro Popular Nazareno Tourinho, terá aula expositiva com exibição de vídeos e trechos de peças lidas ou encenadas pelos atores do grupo.
A segunda oficina, ministrada por Gilma Oliveira, é voltada à produção cultural, e ocorre na terça, 15, na mesma hora e local. Na ocasião, serão apresentados, a partir da prática junto ao Galpão, aspectos da pré-produção, produção executiva e pós-produção – e etapas como formação de equipes de execução, planejamento, desenvolvimento de orçamentos, planos de trabalho, busca de apoios e parcerias, cronogramas de execução das etapas, contratos, liberações, roteiros e logística de viagens.
A última oficina é de Gestão de Projetos Culturais, que será ministrada por Alba Martinez. Trata-se de uma ação formativa que busca introduzir os principais aspectos da elaboração de projetos culturais e utilização de mecanismos de incentivo para sua viabilização. Esta oficina está agendada para a manhã da quarta-feira, 16, das 9h às 13h, também no Teatro Nazareno Tourinho, e irá abordar pontos importantes para uma gestão eficiente do projeto junto à equipe interna e parceiros externos do projeto.
A origem do Galpão, em 1982, está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Em seus 40 anos, o grupo alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Sediado em Belo Horizonte (MG), já percorreu o território brasileiro de norte a sul e vem participando de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.