Entretenimento

Governo do Estado lança Festival de Tribos de Juriti

O Governo do Estado lançou, na noite de ontem (12), a 30ª edição do Festival das Tribos de Juruti, o Festribal, no Theatro da Paz. Foto: Antonio Melo
O Governo do Estado lançou, na noite de ontem (12), a 30ª edição do Festival das Tribos de Juruti, o Festribal, no Theatro da Paz. Foto: Antonio Melo

Alexandre Nascimento

O Governo do Estado lançou, na noite de ontem (12), a 30ª edição do Festival das Tribos de Juruti, o Festribal, no Theatro da Paz, em Belém, em parceria com a prefeitura daquele município no Baixo Amazonas. A cerimônia contou com a participação das autoridades que realizam e apoiam o festival, como a vice-governadora Hana Ghassan, a prefeita de Juruti Lucídia Batista, os presidentes das tribos Munduruku e Muirapinima, que disputam o título do evento, entre outras autoridades.

A parceria que marcou o lançamento do Festribal 2024, indica o apoio do Governo do Estado, sobretudo pela valorização da cultura e tradições indígenas. “O nosso evento também representa a luta dos povos da floresta, da nossa ancestralidade que precisa de valorização e respeito. Por isso, esse apoio do Governo é fundamental para divulgar toda a manifestação da cultura do nosso festival”, disse Lucídia Batista, prefeita de Juruti.

A relevância do apoio do Governo se baseia na importância do Festribal, que é considerado uma das maiores manifestações culturais amazônicas decretado Patrimônio Cultural do Pará, desde 2008. “O Governo do Pará tem o prazer de apoiar nossa cultura, que é forte e rica de ancestralidade, de preservação da floresta e dos nossos povos indígenas. No contexto da COP 30, que será em Belém ano que vem, temos a obrigação de valorizar a nossa cultura amazônica”, declarou Hana Ghassan.

Para as tribos participantes, o apoio do Governo também irá colaborar para maior divulgação do Festival de Tribos de Juruti, uma vez que além do apoio financeiro, também pela transmissão do evento pelos meios de comunicação governamental. “Nosso festival é uma tradição de 30 anos, que merece essa divulgação, que deve alcançar o mundo todo, assim como fomentar o turismo do nosso município”, disse Alex Guedes, presidente da Tribo Munduruku.

“Essa divulgação também fará com que atraia patrocinadores para o nosso festival, que é um dos maiores da nossa região. Por isso, agradecemos o apoio do Governo que sabe o valor das nossas florestas, dos nossos povos indígenas, entre outras manifestações inseridas no nosso Festribal”, completou Sandro Silva, presidente da Tribo Muirapinima.

Diante dessa importância, o lançamento contou com a apresentação das duas tribos que, assim como no dia oficial das apresentações no Tribodromo, levaram ao palco do Theatro da Paz o duelo artístico com alegorias cênicas, dança e cantos indígenas que encantaram o público presente. “É uma apresentação que representa apenas 1% das apresentações no nosso Festribal. Então, que seja um estímulo para que todos possam prestigiar a magia no nosso evento”, concluiu Sebastião Júnior.