Quem também volta à capital paraense é a Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, dessa vez com o espetáculo “Hermanoteu na terra de Godah”, que será apresentado no dia 13 de abril, às 18h, no Teatro IT Center, com classificação para maiores de 14 anos. Com divertidas atuações, a peça conta sobre quando Hermanoteu e Isaac, nos portões do Egito, anunciam o momento universalmente conhecido em que Moisés abre o Mar Vermelho.
“Hermanoteu na Terra de Godah” é a obra mais conhecida do grupo. A comédia foi demandada pelo público do Brasil inteiro, apresentada em Portugal e nos EUA e replicada dezenas de vezes por montagens amadoras em todo o país e no exterior. Na internet, possui milhões de visualizações nas plataformas digitais. O grupo escolheu o espetáculo para celebrar seus 30 anos de existência.
Em maio, mais especificamente no dia 15, no Teatro Margarida Schiwasappa, às 19h30, Giovana Fagundes se apresenta pela primeira vez em Belém com o seu novo show, “Orgulho do Papai” – uma grande ironia sobre a falta de aceitação familiar em relação às suas escolhas profissionais, pessoais e sua liberdade. Com tantas divergências sobre a filha que Giovana é e a que seus pais gostariam que fosse, a atriz não podia deixar barato: pegou seu deboche e acidez para fazer de tudo isso uma grande piada. Outro grande sucesso feminino nas comédias, Bruna Louise apresenta, no dia 25 de maio, o show “O que passa na cabeça dela”. Será na Assembleia Paraense, às 19h. Com seu humor ácido e irreverente, Bruna aborda temas do cotidiano que todo mundo vive – relacionamentos, perrengues, empoderamento, e situações absurdas da vida.
EM ALTA
Mas tem público para tantos espetáculos de humor em Belém, em um intervalo tão curto de tempo? Ronaldo Sandres, proprietário da produtora Sem Cenário, que está trazendo cinco dos shows de humor previstos para os próximos meses, diz que sim. E explica por que:
“O humor está muito em alta, com a expansão da rede social, questão do reel, Instagram, YouTube, onde as pessoas estão cada vez mais consumindo isso. E hoje em dia, com essa questão do algoritmo, conseguimos fazer bolhas diferentes de público, de artista. Por exemplo, Melhores do Mundo é uma galera mais velha, então conseguimos fazer o show deles num dia lotado, e no outro dia trazer o Thiago Ventura, que tem um outro público. Acredito que tenha público para todos, dependendo do artista, da sua força aqui”.
Outro fator é o interesse mesmo das plateias locais: o público paraense curte tanto humor que, no ano passado, a produtora chegou a fazer show de artista local no Theatro da Paz, com duas sessões de 754 lugares, somando mais de 1.500 pessoas.
“Isso prova que Belém tem um público muito grande que consome comédia, consome teatro. E quando comecei a trabalhar na comédia, percebi que a maioria das pessoas que consumia não sabia quando ia ter show, ou quando sabia, já estava esgotado ou já tinha passado. O problema principal disso era a divulgação”, falou Ronaldo.
Visando essas apresentações, e para atender o público que curte os shows de humor, Ronaldo Sandres abriu recentemente o Teatro IT Center, que já está com uma agenda movimentada de shows de comediantes para os próximos meses.
“Na verdade, o Teatro IT Center é o primeiro teatro em Belém da iniciativa privada. Surgiu com a necessidade da alta demanda de eventos, tanto como comédia, infantil, até eventos teatrais, que Belém está tendo já há algum tempo, e pela dificuldade de conseguir pautas nos outros locais. O problema também é que nos outros locais, diferentes de outras cidades, [as produções] tinham que entregar o teatro às 22h ou 23h, o que impossibilitava de fazer, às vezes, duas sessões no dia de semana. Tinha a questão da logística também. Tipo, tinha que casar a logística com uma cidade próxima, Belém-São Luís, Belém-Manaus. Aí sempre que tinha data em um, não tinha data no outro. Aí ficava pesado para fazer um evento em Belém”, contou Ronaldo.
Problema de lugar resolvido, não faltam opções nos próximos meses para exercitar o humor em suas mais diversas abordagens. Então, aproveita, escolhe o teu preferido e vá rir em pencas.