Belém se despediu, nesta terça-feira, 30 de setembro, de uma de suas figuras mais marcantes. O médico e chef de cozinha Herlander Andrade faleceu vítima de um infarto, deixando um legado que atravessa diferentes áreas: da saúde ao carnaval, da gastronomia à vida comunitária.
Herlander atuava como cirurgião no Hospital Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, o PSM da 14, e foi candidato pelo PSOL. Mas sua presença também foi fortemente sentida no universo cultural: ele é um dos fundadores do bloco carnavalesco Império Romano, considerado o mais antigo de Belém e que, em 2024, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Pará como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Fundado nos anos 1970, o bloco é apontado como o primeiro “grito de carnaval” do Brasil, reunindo gerações ao som da irreverência e da alegria das ruas do Telegrafo, Sacramenta e Umarizal todo dia 25 de dezembro
Na gastronomia, Herlander era igualmente apaixonado. Dono dos restaurantes Moquén e Boteco do Camarão, ele foi aprovado para a prestigiada Le Cordon Bleu Peru, uma das escolas de culinária mais conceituadas do mundo, e seguia carreira como chef de cozinha, levando a gastronomia paraense a novos palcos. Recentemente, participou do Festival Gastronômico de Verão em Mosqueiro e assinou o menu da festa de lançamento do Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis”.
O Conselho Regional de Medicina publicou uma nota nas redes sociais. “É com imenso pesar que o Conselho Regional de Medicina do Pará comunica e lamenta profundamente o falecimento do médico Herlander Silvio Andrade ocorrido nesta terça-feira (30), em Belém“.
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) manifestou pesar pela perda. “Meu profundo pesar pela partida do Dr. Herlander Andrade, cirurgião do HPSM Mário Pinotti, ex-candidato pelo PSOL e que teve uma importante contribuição à cultura. Ele foi um dos fundadores do bloco do carnaval Império Romano, o mais antigo de Belém com 55 anos de história; e chef da gastronomia paraense, aprovado para a escola Le Cordon Bleu Peru, uma das mais importantes do gênero no mundo, e dono dos restaurantes Moquén e Boteco do Camarão. Que a alegria, entusiasmo e fé do Dr. Herlander Andrade continuem inspirando a muitos.”