Pará - A Fundação Cultural do Pará promove o workshop “Uns Modernos na Amazônia”, com o artista e curador Tadeu Lobato. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por link pela internet (ver mais abaixo). Com 20 vagas e carga horária de 20 horas, as aulas serão realizadas entre os dias 21 e 25 de julho, das 14h às 18h, na Casa das Artes, em Belém. Os participantes com no mínimo 90% de frequente ganharão certificado de participação.
Com a proposta de refletir criticamente sobre o movimento moderno na região amazônica, com foco na cidade de Belém, o workshop vai abordar o Modernismo a partir de uma leitura situada no tempo e no espaço da região Norte, especialmente em Belém. A intenção é apresentar e discutir o que significou o “moderno” nesse contexto, considerando seus primeiros momentos de formação estética e simbólica na capital paraense.
Tadeu Lobato é artista visual com mais de cinco décadas de atuação. Com sólida trajetória como curador e técnico cultural, já ocupou cargos de destaque, como diretor do Museu do Estado do Pará (MEP) e curador do Museu de Arte de Belém (MAB). Atualmente, ele atua como curador independente, ministrando oficinas e cursos.
A produção artística de Lobato transita entre visualidades fragmentadas e tensões entre modelos artísticos e institucionais. Ele explica que suas obras “constroem narrativas caleidoscópicas e atemporais, com as quais o tempo se revela circular e a originalidade cede lugar a uma estética singular, marcada por deslocamentos, recuos e inacabamentos contínuos”, afirma.
O público-alvo do workshop são artistas, professores, estudantes de artes e áreas afins, pesquisadores, curadores e produtores culturais, com idade a partir de 18 anos. A proposta aborda a Amazônia não como um lugar exótico ou distante, mas como um espaço complexo de visualidades e subjetividades próprias. A partir da ideia de “terra-nuvem incolor”, o curso convida os participantes a perceberem essa paisagem simbólica como uma atmosfera em constante movimento e transformação.
Artistas modernistas na Amazônia
Serão discutidas as produções de artistas fundamentais para a história da arte moderna na região, como Geraldo Corrêa, Rui Meira, José Moraes Rego, Paolo Ricci e Waldir Sarubbi, cujos trabalhos revelam diferentes aproximações e distanciamentos com os paradigmas da arte moderna ocidental.
Serviço:
Workshop: Uns Modernos na Amazônia
Período: 21 a 25 de julho de 2025
Horário: 14h às 18h
Vagas presenciais: 20 participantes
Carga horária: 20h
Certificado: Emitido para participantes com no mínimo 90% de presença
Link para pré-inscrição: bit.ly/aes-tadeu-lobato
Local: Casa das Artes – Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, (ao lado da Basílica de Nazaré), em Belém.