Entretenimento

Fundação Carlos Gomes promove grande encontro de cordas

Aline Rodrigues

A Fundação e o Instituto Carlos Gomes (IECG) realizam a partir de hoje, 4, o Encontro de Cordas, parte da programação anual das atividades de encontros da instituição. Os núcleos de instrumentos se organizam e convidam professores, músicos de renome, que tenham expressividade na área pedagógica e artística do país e do exterior, dividindo esse momento especial com o público, de forma gratuita. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição ou presencialmente.

Durante o encontro, os alunos de diferentes níveis instrumentais poderão participar das masterclasses, com a participação dos professores convidados desta edição. Marco Antonio Catto (UFBA) ministrará aulas de violino e viola; Fábio Soren Presgrave (UFRN) lecionará aula de violoncelo; e Ricardo Bessa Magalhães França (UFBA) dará aula de contrabaixo. As aulas serão ministradas no turno da manhã, das 8h às 12h, e das 14h às 16h.

Os alunos de cordas também poderão participar da oficina de cordas popular, que permitirá o aprendizado voltado para o aprimoramento de técnicas para tocar violino, viola, cello e contrabaixo acústico. As aulas ocorrerão no período de 4 a 6 de dezembro, das 16h às 18h, e serão ministradas pela professora Carol Panesi Barros.

Coordenado pelos professores do Núcleo de Cordas da instituição, Andrei Matos, Kalyne Valente e Natália Pinheiro, o Encontro também contará com o Recital de Abertura, que terá a participação de professores e alunos da instituição, nesta segunda, 4, às 18h, na sala Ettore Bósio, no IECG. No mesmo local e horário, ocorrem recitais dos alunos das masterclasses, na terça-feira, 5; e dos alunos da oficina de Cordas Popular, na quarta-feira, 6.

Na quinta-feira, 7, às 19h, o encerramento da programação ocorre com um recital na Igreja de Santo Alexandre, com a participação da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, sob a regência do professor da instituição, Pedro Messias, e a participação dos solistas Carol Panesi (violino), Marco Catto (viola), Fábio Presgrave (violoncelo) e Natália Pinheiro (contrabaixo).

“Esse é o primeiro ano do Encontro de Cordas neste formato e é muito importante para que os alunos tenham esse contato com outros professores e metodologias de ensino, e absorver o máximo do que esses professores, que são de grande importância na música brasileira, podem trazer para a formação dos músicos”, comenta Thais Cybelle Araújo da Silva, diretora de Ensino do IECG.

*Com Agência Pará