SAIBA MAIS

FREEZONE abre seleção de elenco para espetáculo da COP30 em Belém

Interessados devem se inscrever gratuitamente para audição do espetáculo CronoEcoLógico, que ocorrerá no dia 15 de julho

FREEZONE abre seleção de elenco para espetáculo da COP30 em Belém

A FREEZONE CULTURAL ACTION está com inscrições abertas para a seleção de elenco do espetáculo imersivo CronoEcoLógico, uma das atrações culturais confirmadas durante a COP30, que será realizada em Belém. A audição ocorrerá no dia 15 de julho, com duas opções de horário — 9h ou 20h — no Ana Unger Centro de Dança, localizado na Av. Gov. José Malcher, 1263.

A montagem é uma criação original da FREEZONE e terá dez apresentações ao longo da conferência, em uma arena montada na Praça da Bandeira. O elenco será formado por oito artistas locais, selecionados por meio de audição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/UBGP8JTNcsQA9GUx8. A confirmação da participação será enviada por e-mail ou WhatsApp.

Com uma linguagem sensorial e poética, CronoEcoLógico propõe uma jornada pelas eras da vida na Terra, convidando o público a refletir sobre a história da humanidade e seus impactos ambientais. “O espetáculo começa com uma árvore representando o surgimento da vida e segue até a encruzilhada ambiental em que nos encontramos hoje, provocada pelas ações humanas”, explica Giovanni Dias, fundador do Instituto Cultural ARTÔ e idealizador do projeto.

A narrativa também passa por momentos-chave da história recente, como a Revolução Industrial e as grandes conferências climáticas, entre elas a Rio-92, o Acordo de Paris e, agora, a COP30 em Belém.

Cultura e participação durante a COP30

A FREEZONE CULTURAL ACTION será realizada entre os dias 9 e 21 de novembro, com uma grande estrutura montada na Praça da Bandeira. O espaço vai reunir arenas culturais, fóruns, shows, experiências sensoriais, arte pública e gastronomia sustentável, com expectativa de atrair até 120 mil pessoas durante os dias da conferência.

“A proposta da FREEZONE é criar um território de escuta, participação e criação coletiva. A cultura tem o poder de abrir caminhos que a política e a ciência nem sempre alcançam”, destaca Giovanni.

Com foco em justiça climática, protagonismo jovem, circularidade e saberes ancestrais, a programação reforça a importância da cultura como ferramenta de mobilização e construção de novas narrativas ambientais a partir da Amazônia.

Antes das apresentações em novembro, o projeto já realizou seu evento de lançamento, com show gratuito de Lia Sophia e Bia Dourado, também na Praça da Bandeira. A seleção de elenco é mais uma etapa da construção colaborativa do espetáculo e da programação cultural da COP30.

Serviço – Seleção para o espetáculo imersivo

  • Data da audição: 15 de julho de 2025
  • Horários disponíveis: 9h ou 20h
  • Local: Ana Unger Centro de Dança (Av. Gov. José Malcher, 1263 – entre 14 de Março e Generalíssimo)
  • Inscrições gratuitas: https://forms.gle/UBGP8JTNcsQA9GUx8
  • Vagas: 8 artistas serão selecionados
  • Confirmação: por e-mail ou WhatsApp após inscrição