GRATUITO

FotoAtiva promove debate sobre IA e artes visuais

Artistas compartilham no Café Fotográfico pesquisas sobre uso da inteligência artificial para refletir sobre o mundo.

O fotógrafo Martin Pérez é um dos participantes do debate, ao lado do artista Nando Lima. FOTO: DIVULGAÇÃO

Tem Café Fotográfico na Associação FotoAtiva (Praça das Mercês, 19. Campina – Belém) nesta quarta-feira (16). Participam o artista visual Nando Lima, e o fotógrafo uruguaio Martín Pérez. A mediação é do artista e pesquisador Alexandre Sequeira, para tratar sobre o tema “IA e Artes Visuais”. Os expositores são artistas que processam seu trabalho de criação por um nem tanto admirável mundo novo, mas ainda cheio de surpresas e mistérios, e que requer um posicionamento ético perante as possibilidades que a alta tecnologia oferece.

Nesse contexto, Nando Lima e Martín Pérez irão compartilhar suas pesquisas sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta para elaborar ficções e refletir sobre o nosso mundo. O encontro começa às 19h e abordará questões como ética, autoria, o processo criativo com IA, e os desafios de lidar com os vieses presentes nas imagens geradas.

Artista e fotógrafa francesa Julie Boileau estará no Processos Compartilhados

Ainda esta semana, na quinta-feira (17), às 19h, a FotoAtiva abre as portas para o Processos Compartilhados, uma conversa com Julie Boileau. A artista e fotógrafa francesa é formada pela escola Louis Lumière (Paris, França) e atualmente vive e trabalha na Guiana Francesa. Seu trabalho se funda na arte ambiental, e ela se inspira na floresta, no mundo vegetal tropical, na relação entre a natureza e a humanidade e nos mitos e culturas da floresta. Para isso, utiliza, além da fotografia, mídias variadas no processo de criação como a escrita, o desenho e a pintura.

Selecionada para o programa FotoAtiva em Residência, ela veio em busca de estabelecer uma nova base para o seu trabalho, em função da premente necessidade de pensar um novo território, de encontrar e ouvir profissionais de outros temas e matérias, ampliar as pesquisas para gerar conexões entre suas práticas artísticas. 

Ela vai conversar com o público sobre a experiência vivida em Belém, desde setembro, a partir das ações geradas na FotoAtiva dentro do programa de residência, e revelar as descobertas do período.

CHEGUE LÁ

Café Fotográfico
Com Nando Lima e Martín Pérez
Mediação Alexandre sequeira
Data : 16/10/24
Local: Associação Fotoativa
(Praça das Mercês, 19. Campina)

Processos Compartilhados
Bate papo com Julie Boileau (artista residente)
Mediação: Camila Fialho
Dia 17/10/24
Local: Associação FotoAtiva