Entretenimento

Forte Trio, do Cazaquistão, toca com a OSTP

Forte Trio, do Cazaquistão, toca com a OSTP

Texto: Dominik Giusti

(Especial para o Você)

 

Entre 1790 e 1809, o compositor alemão Ludwig van Beethoven escreveu sete concertos, que ele nomeou com “opus” ao final: foram cinco para piano (op. 15, 19, 37, 58 e 73), um para violino (op. 61) e o concerto tríplice, para violino, violoncelo e piano (op. 56). O maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) explica que trata-se de uma prestigiosa obra para apresentações orquestrais com solo de trio de músicos.

E a partir de uma cooperação cultural internacional, a orquestra terá a oportunidade de apresentar hoje, 28, às 19h, no Theatro da Paz, o concerto tríplice, com a participação do Forte Trio – Trio Estadual da República do Cazaquistão. A entrada é gratuita. A regência fica a cargo de Campos Neto, que costurou uma turnê brasileira para este encontro, conduzindo concertos em Brasília, já apresentado na última terça, 25; e em Goiânia, onde o concerto ocorrerá na próxima segunda-feira, 31. Antes, o trio fez apresentação solo no Rio de Janeiro, em repertório que incluiu músicas do folclore cazaque.

Formado por Timur Urmancheyev (pianista e diretor artístico), Maxat Jussupov (violino) e Murat Narbekov (violoncelo), o trio integra a organização de concertos “Kazakhconcert”, que reúne atividades artísticas de música erudita e folclórica, além de teatro do país asiático. Em parceria com outras instituições, o trio cazaque tem se apresentado mundo afora, em salas de Roma, Paris, Berlim e Pequim, por exemplo. “O Forte Trio é um grupo consagrado e tem sido aplaudido muito na Europa e na Ásia, não está sendo diferente no Brasil”, comenta Miguel Campos Neto.

Foto: divulgação

Conexão intermacional

O maestro conta que a parceria com os músicos do país asiático foi possível por meio da conexão com o compositor francês Pierre Thilloy, que já esteve na capital paraense em momentos importantes junto à OSTP, como no concerto de celebração dos 400 anos de Belém, em 2016, e na estreia mundial se sua composição chamada “Amazônia”, em 2019.

“Então, o Pierre sugeriu fazer uma ponte entre o Forte Trio e as orquestras do Brasil. O que esse intercâmbio demonstra é justamente que a música é uma força que conecta pessoas. O Pierre chegou a escrever música para instrumentos típicos do Cazaquistão, instrumentos folclóricos, então foi a partir daí que começou a conexão entre nós”, explica Miguel Campos Neto.

O repertório dá ainda mais beleza a esse encontro entre OSTP e Forte Trio. O concerto tríplice de Beethoven tem três movimentos. O primeiro é “Allegro”, em forma de sonata, com os principais temas apresentados pela orquestra antes dos solistas aparecerem. O segundo é “Largo”, mais compacto e poético. Já o terceiro, “Rondo alla Polacca”, tem o ritmo como
ponto central.

APRECIE

Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Forte Trio (Cazaquistão)

Regência: Miguel Campos Neto

Quando: Hoje, 28, às 19h.

Onde: Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n – Centro)

Quanto: Gratuito, com retirada de ingresso a partir das 9h, no site (www.ticketfacil.com.br) ao custo de emissão de R$ 2; e a partir das 18h (sem taxa), na bilheteria do teatro.

Informações: (91) 98590-3523 / [email protected]