Entretenimento

Focus Cia de Dança em temporada no Teatro do Sesi

"Still Reich" foi vencedor do Prêmio Cesgranrio de Dança. FOTO: Fernanda Vallois/Divulgação
"Still Reich" foi vencedor do Prêmio Cesgranrio de Dança. FOTO: Fernanda Vallois/Divulgação

Texto: Aline Rodrigues

Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral traduzidas no corpo de baile da Focus Cia. de Dança, formada por bailarinos de todo o país. A companhia carioca, agora chega ao Teatro do Sesi, em Belém, com dois espetáculos: nos dias 24 e 25, às 20h, “Still Reich”, com três indicações ao Prêmio Cesgranrio de Dança e vencedor de melhor coreografia; e, no dia 26, às 16h, “Bichos Dançantes”, primeira obra infantil da companhia.

O espetáculo “Still Reich” reúne peças compostas a partir de músicas do compositor contemporâneo americano Steve Reich. Inspirado pelo vigor e construções musicais de suas composições, Alex Neoral, que assina a direção, texto, concepção e coreografia do espetáculo, apresenta quatro de suas obras neste espetáculo: “Pathways” (2008), “Trilhas” (2010) e “Keta” (2018). “Suas obras musicais me guiam para uma atmosfera sonora que juntamente com minhas coreografias criam diversas viagens imagéticas, criando para o espectador uma experiência rica entre música e dança”, falou Alex Neoral.

Sobre as obras de Alex Neoral reunidas em “Still Reich”, “Pathways” traz em sua construção uma síntese da linguagem da Focus. Apresentado inicialmente em Stuttgart, na Alemanha, foi um trabalho elogiado pelo público e pela crítica. Já “Trilhas” é um extrato do espetáculo “Ímpar”, que aborda o instante e a partícula do momento que pode mudar o seguinte. “Keta” inspira-se em uma viagem à Gana, na África. Esse universo tribal e ritualístico, de alguma forma, é levado para a cena através de uma construção coreográfica veloz, viva e orgânica, mostrando corpos em sua máxima potência.

“Em ‘Still Reich’ os figurinos já são mais cotidianos e urbanos, com exceção da última peça, ‘Keta’, vencedora do prêmio Cesgranrio de melhor coreografia em 2018, que traz todos os bailarinos uniformemente de dorsos nus e colares que lembram mulheres africanas com argolas em seus pescoços. Essa referência se deu pois Steve Reich se inspirou na África para compor a música dessa peça”, contou Alex Neoral.

BICHOS

O segundo espetáculo, “Bichos Dançantes”, destaca-se por contar com vozes de artistas conhecidos nacionalmente, como Reynaldo Gianecchini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano. Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens.

“É a primeira obra da Cia para as crianças, mas para crianças de 0 a 100 anos. Nesse espetáculo uso uma narrativa onde oito bichos principais são convidados para um aniversário de 100 anos de um jabuti, que ajuda esses bichos a alcançarem um desejo em comum: serem felizes. São 14 personagens, cada um com uma voz e essas vozes que dão corpo aos bailarinos. Esse espetáculo também virou um livro que estará à venda no teatro após a apresentação”, disse Alex Neoral.

A criação de um espetáculo direcionado ao público infantil é desejo antigo de Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo da Focus Cia de Dança e o espetáculo é um desafio cumprido com excelência pela Cia, que nasceu com o intuito de reforçar o comprometimento com a comunicação e a um maior acesso de todos à arte. “Os figurinos de bichos são de fácil leitura, mas com uma sofisticação através das cores e também das maquiagens que fazem as crianças reconhecerem e se envolverem com os bichos”, adiantou.

O texto é de autoria do próprio coreógrafo, que além de estrear o espetáculo infantil, também estreia como autor e lança o livro com a história e diálogos da peça. As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e arranjos todos originais e criados especialmente para esse espetáculo. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão.

A companhia promete encantamento para o público em ambos os espetáculos. Com 25 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança segue consolidando, ao longo de 23 anos, uma história autêntica, reconhecida pela crítica especializada e com sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Estados Unidos, Itália, França e Alemanha.

SESSÕES

Focus Cia de Dança apresenta:

“Still Reich”
Quando: Sexta e sábado, às 20h.
Ingressos on-line: Sympla

“Bichos Dançantes”
Quando: Domingo, às 16h.
Ingressos on-line: Sympla

Onde: Teatro do Sesi (Av. Almirante Barroso, 2540, Marco).
Quanto: R$40 (meia-entrada a R$20), na bilheteria do teatro (colaboradores Petrobras têm desconto de 50% na compra de até dois ingressos mediante apresentação do crachá).