As cantoras Rebeca Lindsay, Valéria Paiva, Keila e Michelle Amadhor apresentam, nesta quinta-feira (10), às 20 horas, o “Nosso Brega por Elas”, um show inédito com grandes sucessos do brega e tecnobrega paraenses, na programação do Festival Sesi Cultura de Fé, promovido pelo Teatro do Sesi, em Belém, neste mês de outubro. Nesta edição, o festival reunirá apresentações teatrais, shows musicais e uma rodada de painéis com profissionais locais e nacionais para discutir a economia criativa.
O show presta uma homenagem a Tonny Brasil, precursor do tecnobrega, gênero musical tradicional do estado do Pará. Falecido em junho deste ano, deixou um legado musical, com sucessos gravados por nomes como Joelma, Gaby Amarantos, Marília Mendonça e Reginaldo Rossi. Com direção musical de Rodrigo Camarão, o show levará para o palco do Teatro do Sesi, um repertório cheio de grandes sucessos como “Cúmbia do Amor”, “Doce Mel”, “Gererê” e “Dois Corações”, entre outros clássicos que fazem parte da cultura musical paraense.
As quatro artistas são bem conhecidas do público paraense. Rebeca Lindsay, natural de Fortaleza (CE), veio para Belém em 2005, onde abraçou o tecnobrega como vocalista da Banda AR-15. Em 2019, participou do programa The Voice Brasil da Rede Globo. Valéria Paiva é paraense, cantora e compositora da banda Fruto Sensual. Em 2001 recebeu o título de Rainha das Aparelhagens e, recentemente, foi considerada o fenômeno das lives com milhares de visualizações.
Keila Gentil, ou apenas Keila, nasceu e foi criada na periferia e projetou para o mundo a produção musical de Belém do Pará, a partir das performances da banda Gang do Eletro, com elogios em revistas como Rolling Stone e Billboard. Musicista com formação popular, Michelle Amadhor iniciou a carreira cantando na Banda Maresia, em Belém, em 1999. O reconhecimento veio em 2003, com seu primeiro sucesso, “Vou com meu príncipe dançar”, considerado um marco na história da vocalista.
O show terá a participação especial do cantor Kim Marques, conhecido como um dos precursores do ritmo calypso, com quase 20 anos de carreira e mais de 350 canções gravadas. Outro convidado que também sobe ao palco é o compositor e cantor paraense Edilson Moreno, conhecido do grande público, com mais de 500 composições gravadas por outros artistas, como Wanderley Andrade a Banda Calypso.
FESTIVAL
Realizado há quatro anos no Teatro do SESI, em Belém, o Festival já faz parte do calendário oficial da cidade com uma programação diversificada que tem como objetivo reforçar o fomento à cultura e ao entretenimento. A ação compõe o projeto “Jornada COP+”, iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) para a construção de uma nova agenda econômica, social e ambiental da indústria na Amazônia.
Próximos eventos
No dia 16/10, a partir das 13h, acontecerá o talk “Diálogos da Economia Criativa: Conexões e Colaborações”, novidade do Festival Sesi Cultura de Fé, com painéis de debates sobre economia criativa, conceito formado por atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos para a geração de trabalho e renda.
No dia 18/10, às 20h, o show “Ser do Norte – Trilogia” apresentará grandes sucessos que marcaram a carreira do trio Lucinnha Bastos, Nilson Chaves e Mahrco Monteiro, como as canções “Olho de Boto”, “Meu Amor É Todo Seu” e “Chamegoso”, além de composições mais recentes.
No dia 19/10, às 20h, será a vez do espetáculo teatral “Solo de Marajó”, monólogo com o ator paraense Cláudio Barros, inspirado no universo de Dalcídio Jurandir, com histórias que apresentam um breve retrato da vida de pequenos povoados amazônidas.
Fechando a programação, no dia 26/10, às 19h, ocorrerá o show “Amazônia Musical: A Força do Coração Tambor”, com a Orquestra Sustentável Sesi e participação de Naieme, Warilou, Kim Marques, Iva Rothe e Mestre Faustino.